Viciado na vida feliz.
A mensagem sugre que vale o que proporcionar a alegria de ser e estar. Este ideal hedonista extremo, imediatista, individualista e até inconsequente é forte nos dias de hoje.
E subverte até alguns valores. Por exemplo, a virtude, segundo a clássica definição de Aristóteles, está no equilíbrio. Porém, conforme a propaganda, enquadrada na cultura contemporânea, virtude agora é experimentar o excesso, o que caracteriza o vício.
E subverte até alguns valores. Por exemplo, a virtude, segundo a clássica definição de Aristóteles, está no equilíbrio. Porém, conforme a propaganda, enquadrada na cultura contemporânea, virtude agora é experimentar o excesso, o que caracteriza o vício.
Uma cultura pós-metafísica centra o sujeito como fim em si mesmo. Dele e nele estão as razões pelas quais agir. O sistema de crenças deposita em cada um a capacidade de criar autonomia e conduzir a vontade com idependência e cuidado próprio, sem a necessidade de princípios universais e pretensamente verdadeiros que sirvam de modelo de conduta.
Você entende por que as religiões estão em crise, a não ser algumas que prometem satisfação já, com pouco sacrifício ou renúncia, garantida e com possibilidade de esticá-la pela eternidade?
Feliz or not feliz?
Definir felicidade pode não ser difícil. O complicado é realizá-la. Se entendida como o bem maior a ser alcançado por nós, onde reside?
No prazer?
Em qual tipo de prazeres?
Definir felicidade pode não ser difícil. O complicado é realizá-la. Se entendida como o bem maior a ser alcançado por nós, onde reside?
No prazer?
Em qual tipo de prazeres?
Todos são iguais por definição?
Se assim for, o prazer em si mesmo torna-se indefinível e inefável, pois, se afirmarmos que o prazer é o prazer e pronto, nada dizemos sobre ele. Deste modo, é preciso acrescentar ao prazer qualidades que o expliquem. Com isto, são criadas distinções entre os prazeres. Nesta tarefa entram o intelecto e valores que orientam os julgamentos.
As relações entre o Bem, o prazer e o intelecto e qual o balanço entre hedonismo e racionalismo a ser feito para se ter uma vida feliz podem ser encontradas no Filebo, de Platão.
As relações entre o Bem, o prazer e o intelecto e qual o balanço entre hedonismo e racionalismo a ser feito para se ter uma vida feliz podem ser encontradas no Filebo, de Platão.
"[...] não dissimulemos as diferenças que há entre o teu bem e o meu bem; pelo contrário, salientemo-las e consideremo-las audaciosamente. Pode ser que, submetidas ao exame, elas nos revelem se devemos dizer que o bem é o prazer, a sabedoria ou uma terceira coisa." (PLATÃO)
O que se deve pesar na hora de determinar o que é lícito ao se agir com o objetivo de sentir prazer?
O que uma pessoa pensa sobre isto vale para todas?
Há princípios que podem ser universais para a conduta?
São os princípios éticos?
E a moral, que diferença tem da ética?
Ela pode orientar seguramente ao prazer e à felicidade?
A mensagem do comercial da Rider se enquadra melhor na ética ou na moral?
Até onde se pode viver como um lifeaholic ou um pleasureaholic?
Até onde se pode viver como um lifeaholic ou um pleasureaholic?
imagens: Rider.com, lelivros.club
Ser feliz e realizar as suas vontades, mas acontese que o ser humano tem que conviver com a injustiça, que acaba interferindo na suas vontades, o tornando-o infeliz
ResponderExcluir