Sua revista escolar de filosofia.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Por que as coisas existem?

SEGUNDOS ANOS - METAFÍSICA 

Salve, pessoal! 

Uma música de uma banda canadense chamada Rush tem versos assim: 

"Por que estamos aqui?

Porque estamos aqui. 

Rolam os dados." 

A canção questiona a pretensão humana de encontrar respostas para a existência de tudo, para a realidade e pretende, também ela, propor que a realidade é o que ela é, sem necessidade de uma causa única. Tudo é resultado de combinações que não possuem necessariamente uma lógica para acontecer.

São questionamentos a respeito do destino, da sorte e do sentido da vida humana em meio aos fatos.  

Bom, mas por que estamos aqui?

Sacou a pergunta? 

Estamos aqui porque estamos aqui, simplesmente, ou há um propósito?

No fundo, as respostas para essa questão são muitas e todas elas competem por fazerem sentido para nós. Em aula nós falamos sobre cosmovisões que encontramos presentes nos saberes religiosos, filosóficos e científicos, cada um com suas linguagens, conceitos e representações. Essas cosmovisões são formas de compreender o todo à nossa volta, a totalidade das coisas que existem, do universo que também chamamos cosmos. O cosmos é de fato a própria ordem em que tudo está nesse momento. E onde tem ordem, tem lei, as leis da natureza. Sem elas, o cosmos permaneceria como está ou tudo se tornaria um caos? 

Quem fez essas leis? 

Quem botou ordem no universo? 

Quem originou tudo? 

A teoria científica contemporânea sobre o início do universo é a da expansão a partir de uma explosão popularmente chamada Big Bang. Georges  Lemaître é o físico de origem belga que fundamentou essa hipótese de uma explosão atômica a partir de uma única partícula, o que gerou a ideia de um "ovo cósmico" que já continha a matéria e a energia do universo concentrados em seu interior. 

Mas, que o que teria "botado" esse "ovo"?!

Alguém? Nada? Com algum propósito? Com nenhum? 

O cosmos é resultado de forças aleatórias ou tem algum poder que os olhos não enxergam e que por trás da aparência da realidade esse poder é a essência, a lógica que mantém tudo no lugar no universo?

Para começo de conversa, estamos aqui iniciando o percurso de filosofia que nos aponta a Metafísica como passo inicial para investigar mais a fundo essas questões sobre a origem da realidade, suas causas, seus princípios e a finalidade de tudo. 

Então, estamos aqui para compreender melhor o que seja essa tal Metafísica e como ela ainda hoje nos provoca com questionamentos a respeito da realidade das coisas e da nossa própria vida. 

Afinal, por que as coisas existem?

Por que a gente existe?

"Why does it happen?

Because it happens." 

E agora, o que você tem a fazer é o seguinte: 

Acesse a música Roll the Bones, da banda Rush. 

Abra o link  para ouvir a canção e companhar com a letra. (clique aqui para obter a música e a letra)

Se não entender em Inglês, leia aqui a tradução

Ao estudar essa letra, reflita como ela aborda a questão da existência, da permanência de todas as coisas inclusive dos acontecimentos da nossa própria vida.  

Em nossos estudos, vamos ligar a ciência de hoje à procura racional dos primeiros filósofos e ver como esses dois mundos, essas duas cosmovisões dialogam.

Editado em 22/03/22

17 comentários:

  1. Nome: Nyckollas Martins Turma: 2° ano do Ensino Médio Escola: Barão de Tramandaí

    1)Eu gostei da música, pois ela me deixou animado.

    2)Eu compreendi na letra que é um jogo de sorte, dependendo da "Dona da Sorte". Na minha opinião, eu discordo pois, além de jogarem contra as crianças que aparecem, há momentos em que o ganhador ganha nada, pois a "Dona da Sorte está a favor dos ousados" como diz uma parte da letra.

    3) Me lembro do amor de Ágape, que é o "amor verdadeiro", o amor platônico e o amor de Eros.

    ResponderExcluir
  2. IEE BARÃO DE TRAMANDAÍ Aluna: LAUREN KIRCHHOF DE OLIVEIRA TURMA:203

    1- Eu gostei do estilo musical, sempre que escuto sinto na voz do artista uma espécie de rebeldia, julgamento e reflexão, que se confirmam quando se traduz a letra da música.
    2- A música traz reflexões a cerca do motivo de estarmos aqui, levantando questões sobre trabalho e força de vontade, destino e sorte, e sobretudo que devemos nos arriscar aos fatos, porque eles inevitavelmente fazem parte das nossas vidas e vão ocorrer. Eu sempre me questiono sobre a razão de estarmos vivos e exatamente nestes locais, se nossas escolhas são próprias ou são manipulações do nosso corpo e ambiente. Diante disso, acredito que os fatos, como diz a música, são inevitáveis, porém as reações de cada indivíduo são o diferencial, as reações de comodismo ou rebeldia, monotomia ou a busca do novo.
    3- Filosofia é a busca pelo saber, como a própria palavra diz, gosto por aprender/saber;

    ResponderExcluir
  3. Taíne de Araujo Schiavon - 205 IEE Barão de Tramandaí

    1) O estilo em si me provocou sensações boas, apesar de fugir do meu comodismo. Achei confortável.
    2) Entendi o fato de arriscar principalmente, não ficar "paranóico" com o que irá acontecer e com o propósito das coisas, role os dados!
    Concordo plenamente, muitas pessoas vivem apenas com preocupações e angústias, o melhor a se fazer é arriscar, ver o que acontece, o futuro é consequência das nossas ações.
    3) Nos fazer questionar de que forma vivemos nossas vidas, se é nos perguntando se as coisas acontecem por acaso, se tem um ser superior que "controla" tudo, ou se tudo que ocorre é a reação da nossa ação.

    ResponderExcluir
  4. Iee barão de tramandaí/Willian Hudson/ turma 304

    1- eu gostei bastante do estilo musical, ela tem uma vibe muito boa, e me provocou uma sensação de mistério

    2- A música fala que não existe algo superior a nós, que determina oque vai acontecer com a gente ou não, as coisas simplesmente acontecem porque tem que acontecer.

    3- A filosofia é pensar, refletir sobre questões fundamentais da nossa vida

    ResponderExcluir
  5. resposta:
    1-Gostei do estilo da música,mas não me provoca nenhuma sensação especifica.

    2-De forma simplificada, a música tenta passar a mensagem de que não temos um propósito, de que tudo depende de sorte, tudo acontece por acaso, e que não temos um futuro pré determinado, a música cita até de certa forma alguns conceitos religiosos, em geral, discordo de tudo, acho sim que temos um propósito mesmo que para algumas pessoas não seja algo tão grande, acredito também que nossas atitudes no pressente afetarão nosso futuro, ou seja o que você planta hoje você colhe amanhã.

    3-A filosofia tem a ver com questionar acontecimentos em geral, sobre o sentido da vida, questionar por que cada coisa age ou acontece de tal forma.

    Nome: Matheus Ferreira Cezar
    Turma:204
    Escola:INST Est Educ Barão de tramandaí

    ResponderExcluir
  6. Theo Sperb, turma 205
    1-Achei uma música relativamente calma, porém instigante.
    2-Dentro da minha compreensão, a música critica a sociedade de uma maneira a nos fazer refletir sobre como escolhemos os caminhos de nossa vida.
    3-Assim como a filosofia, essa letra tem um intuito de trazer um assunto à tona, em meio a uma reflexão sobre a nossa realidade

    ResponderExcluir
  7. Maryana Barrufi Rolim turma 205
    1- A música na verdade me fez pensar no porque as pessoas acham que estão aqui, no mundo, só porque simplesmente estão. Eu acredito que exista um propósito,e cada um tem o seu.
    2- Entendi que a referência que a música nos passa é que estamos aqui sem nenhum propósito e por isso diz "Rolem os dados", ou seja, tentar a sorte e ver no que vai dar. Eu discordo pois acredito que todos temos uma missão, um propósito.
    3- A filosofia é o estudo sobre a existência, razão, valores, mente e linguagem, na qual são colocadas como problemas a se resolver.

    ResponderExcluir
  8. Maryana Barrufi Rolim turma 205
    1- A música na verdade me fez pensar no porque as pessoas acham que estão aqui, no mundo, só porque simplesmente estão. Eu acredito que exista um propósito,e cada um tem o seu.
    2- Entendi que a referência que a música nos passa é que estamos aqui sem nenhum propósito e por isso diz "Rolem os dados", ou seja, tentar a sorte e ver no que vai dar. Eu discordo pois acredito que todos temos uma missão, um propósito.
    3- A filosofia é o estudo sobre a existência, razão, valores, mente e linguagem, na qual são colocadas como problemas a se resolver.

    ResponderExcluir
  9. 1- O que você achou do estilo da música e que sensação ela provocou em você?
    eu não gosto muito do barulho da guitarra irrita meus ouvidos.
    2 - Explique o que você entendeu da mensagem da letra e se você concorda ou não justificando sua resposta.
    pelo oque eu li elas falam que a vida e tudo um monte de coincidências, que não existe destino pode se esforça muito em uma coisa e ainda não garantia de nada.
    3 - A partir desse tipo de reflexão, o que você acha ou lembra que é a filosofia?
    filosofia eu acho que e várias teorias para tentar explicar questões gerais tipo valores a existência acho que é isso.
    Nome:Rafael medeiros falcão beque
    Turma:205
    escola: INST Est Educ Barão De Tramandaí

    ResponderExcluir
  10. 1) achei o estilo da música legal e a sensação que me provocou foi refletir mais sobre a vida.

    2) eu entendi que nós temos que aproveitar a vida e por exemplo que não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje.

    3) não sei por que, não estudei filosofia direito ano passado foi muito complicado.

    ResponderExcluir
  11. 1) Eu gostei da música ela tem uma vaibe muito boa ela provoca uma sanção de mistério ânimo e um pouco de teoria e reflexão

    2) Bom ela tem um jeito de fazer a pessoa sentir pensar ou até refletir pois a pessoa tem um jeito de questionar.Também élevantado questões sobre trabalho força de vontade ,destino e sorte e sobre tudo que devemos nos arrisca aos fatos se não tentarmos como vamos saber se vai dar certo ou errado.

    3) filosofia é saber ,é questionar e reflexão.

    Raissa Castro turma:206 escola:escola estadual de ensino médio Santa Isabel

    ResponderExcluir
  12. Nome: Nathalia Silva Rocha Turma: 205 Escola: Barão de Tramandaí
    1- Eu achei o estilo da música, bem divertido, me senti bem ouvindo a música.
    2- Na letra da música diz que se debruça sobre as chances e a brevidade da vida e exortando os inseguros a ''rolarem os dados''. E eu concordo com o que diz na música.
    3- Dá para lembrar um pouco da filosofia.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Luigi Martins da Silva Zoldan Giampaoli Turma: 201 Escola: Instituição Estadual de Educação Barão de Tramandaí

    1) Achei o ritmo dela muito bacana e ela me provocou um pensamento muito triste sobre as pessoas que vão ao cassino jogar jogos de azar: por que jogar um jogo no qual contém um nome chamado "jogo de azar"?

    2) Eu entendi que na vida as pessoas boas podem ganhar nada na vida e que nós fazemos nossos caminhos, mas a sorte cria os obstáculos que nos devemos passar; e que o destino é só um peso que nós carregamos por todas as nossas vidas, e algumas vezes temos que "rolar os dados" para ver se terá alguma chance de a gente se der bem, e, por ultimo, nós devemos aceitar somente os fatos.

    3)Bem, eu me lembro que filosofia é algo que estuda os pensamentos dos seres humanos, e que seu significado é buscar pelo saber.

    ResponderExcluir
  14. Escola:barão de Tramandaí
    Nome:Mariana Lima de Castro Turma:205

    1.Eu gostei bastante do estilo da música, eu me senti mais alegre e essa música me deixou mais inspirada.

    2.se você se esforçar, você terá uma sorte maior de conseguir seus objetivos,alcançará seus objetivos com mais facilidade,se você não tentar você nunca irá alcançar os seus objetivos,mas nem sempre os seus esforços irao resultar em algo,mas não desista,mesmo se nós planejamos bem como tudo vai ser,algo sempre da errado,nós encaramos o mundo todos os dias,um dia após o outro,com o objetivo de alcançar as nossas metas mas a sorte nem sempre está do nosso lado,por isso você deve se arriscar e seguir em frente.

    3.É uma forma de pensar sobre a vida,dizer oq você pensa sobre tudo a sua volta

    ResponderExcluir
  15. LUANA ROCHA DE OLIVEIRA 205

    1- eu gostei da musica apesar de nao ser muito fã desse estilo musical ela traz um sentimento de aproveitar a vida

    2- que devemos fazer o que quisermos, sonhar e realizar.

    3- nao estudei no barao ano passado e da rural nao lembro que que eu estudei

    ResponderExcluir
  16. Claudio Leonardo da Silva Lamp
    E.E.E.M Santa Isabel - T: 203
    1- Eu n sou muito fã desse estilo musical,ela não me provocou nenhuma sensação .Eu sou cristão,então eu tenho minha opinião porque estou aqui.

    2- A letra trás umas reflexões q dividem opiniões ,pelo menos é oq eu acho e não concordo muito com ela porque eu eu acho q a fé n é fria como gele e tem outras partes da música q n concordo

    3- Não lembro do q estudei mas ja ouvi falar q filosofia é: amor pela sabedoria.

    ResponderExcluir