Da cidade grega de Éfeso, viveu entre os séculos VI e V a.C. e foi considerado pelos seus contemporâneos uma pessoa de temperamento desconfiado e inconstante.
Quando chamado a participar das questões públicas, uma obrigação para os gregos antigos, recusou por achar inútil.
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Flagrante de Heráclito espremendo um pensamento interessante |
Que ver?!
Na lição anterior, você deveria apresentar uma provável filosofia para música Como uma onda no mar, de Lulu Santos.
A letra fala da mudança perpétua das coisas, quer dizer, nada permanece do jeito que está.
Esse pensamento é o de Heráclito e contraria totalmente a filosofia de Parmênides, que afirma que a mudança é só uma aparência, na essência, tudo é estático, por exemplo, a cor branca sempre é branca, mesmo que aquela camiseta envelheça e fique amarelada. A camisa fica amarelada, mas a essência do branco continua intacta, por isso é que sabemos que branco é branco e não outra cor.
Para Heráclito, Parmênides tá... viajando...
Sério!!
Heráclito propõe justamente o oposto: enquanto Parmênides defende o imobilismo do Ser, Heráclito afirma o mobilismo do Ser, o mobilismo ontológico.
Ontologia = estudo do Ser
Quer dizer, as coisas mudam porque é a natureza de todo o cosmos mudar sempre.
Vou dizer de novo de outro jeito:
A ÚNICA COISA QUE NÃO MUDA NO UNIVERSO É QUE TUDO MUDA O TEMPO TODO.
O Ser jamais é o mesmo em qualquer intervalo de tempo!
Lembram da banana da última aula?

Heráclito diz:
"Não se entra no mesmo rio duas vezes."
Se radicalizarmos a ontologia dele, podemos dizer que não entramos no mesmo rio nem uma vez, pois, por mais rápido que se entre, o rio já mudou.
E no entanto, chamamos sempre de... RIO!
Isso mesmo, Heráclito coloca para nós um problema entre a LINGUAGEM e as COISAS, os nomes, os conceitos, as proposições nunca expressam exatamente o que a REALIDADE É, são apenas convenções, abstrações e nunca conhecimento racional e verdadeiro da essência do Ser.
Por isso que Parmênides está viajando!!
A realidade não pode ser conhecida com quer Parmênides, pois quando se diz que se conhece uma coisa, ela já mudou...
Que paulada!
E não é assim?
Quem pode dizer que sabia que viria um vírus novo com exatidão?
Quem pode dizer o que será do amanhã?
Que as coisas serão o que são hoje?
Por que a ciência, por mais que avance, nunca alcança o conhecimento definitivo, mas somente o provisório?
Para Heráclito, a única certeza constante é que tudo é incerto e inconstante.
DIALÉTICA
O modo de Heráclito raciocinar não é o mesmo de Parmênides.
Para Parmênides, a lógica não pode ser contraditória: esse é um dos princípios lógicos.
- Uma coisa é igual a si mesma;
- Uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo e sob as mesmas condições;
- Uma coisa é ou não é, jamais pode ser uma terceira coisa.
Então, o que é, é.
Para Heráclito, uma coisa, que vamos chamar genericamente de SER, uma coisa que existe, é algo em mudança de um estado para outro sem parar jamais. Então, ela é o que é e também o que não é porque está deixando de ser a cada instante para se tornar outra coisa.
Uma coisa é UM SER QUE ESTÁ MUDANDO PARA ALGO QUE ELE AINDA NÃO É. Quando for esse algo novo, já estará mudando de novo em um ritmo perpétuo.
SER → NÃO-SER
Esse FLUXO chamamos de dialética ontológica, quer dizer o Ser (ontos) muda do que é para o que não é e vice-versa, como um "diálogo" entre dois pontos de vista diferentes - nesse caso, estados diferentes - por isso, dialético.
Heráclito pensa assim porque percebeu que a razão também funciona desse modo.
Só conhecemos o frio porque comparamos com o calor.
Só conhecemos a escuridão porque comparamos com a luz.
Podemos conhecer algo sem ter com que comparar?
Sabemos o que uma coisa é comparando com aquilo que ela não é.
Então, a natureza, que é a essência (physis) desse universo organizado e inteligente chamado cosmos (ordem), que é a matriz da nossa inteligência humana, também deve ser assim, funciona pelo choque entre forças opostas criando sempre o novo no futuro. A natureza é assim porque a força que a originou (arché), a inteligência cósmica ou Logos é assim.
Volte à banana: a banana nova pela manhã será velha à tarde. O estado velho da banana é o novo estado que vem com o passar do tempo naturalmente. O novo será ser podre, depois ser adubo, depois uma nova planta, etc. Essa mudança é imperceptível no curto espaço temporal, porém, ocorrendo em cada fragmento do tempo. Nada jamais é sem não-ser porque transita de um para o outro sem intervalos estáticos.
Logo, a natureza funciona assim bem diante dos nossos olhos!
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A incrível dialética da banana |
Heráclito, a banana e a ontologia, fazem todo o sentido!
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Lulu em fundo banana e cara de.. sábio! |
Tudo muda o tempo todo no mundo..."
Gostou?!
O que aprendemos hoje foi um pouco mais sobre ontologia ou metafísica.
Nos apropriamos da história do pensamento filosófico e científico dentro de competências como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, Conhecimento e Argumentação.
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* Compare as filosofias de Parmênides e Heráclito, diga qual a que parece mais sensata e justifique com argumentos que provem o que você está afirmando. Use exemplos concretos para fundamentar. Apenas opinião não vale!
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charles-ddalberto@educar.rs.gov.br
Até +!!
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Editado em 01/10/2021
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