Sua revista escolar de filosofia.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Uma teoria sobre o ser humano - Filosofia da educação

CONTEÚDO PARA AULA REMOTA DAS TURMAS  20CN  E 30CN - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO #7 

Olá, pessoal!

Em nosso encontro anterior, falamos de maneira introdutória da relação entre filosofia e educação.
Crítico: sabe como as coisas são e questiona
por que elas nem sempre são como deveriam ser. 

Esse vai ser o roteiro básico do nosso percurso: pensar a educação escolar como prática fundamentada em tendências pedagógicas que, por sua vez, são elaborações filosóficas. Para muitos o assunto não é novo, mas vamos formatá-lo ao nosso modo.

As questões deixada para vocês pediam uma reflexão a respeito da filosofia como, vamos dizer, uma forma de ser.

No texto de Luckesi, autor dedicado à pensar a filosofia envolvida com a educação, ele afirma que a filosofia nos contém, nos envolve.

O que isso quer dizer?

A filosofia surgiu na Grécia antiga no século VII a.C. com a pretensão de ser a TOTALIDADE teórica sobre a realidade. Significa dizer que a filosofia como um "produto" da racionalidade, ela procura explicar de forma coerente e, portanto, LÓGICA, todo o fenômeno observável, seja ele concreto ou abstrato.

Portanto, a filosofia é o ponto de partida da aventura humana do conhecimento adquirido pela própria inteligência do homem, e não mais por revelações vindas de uma fonte sobrenatural.

A filosofia é, em primeiro lugar, um conhecimento natural (da própria inteligência humana) das coisas naturais (tudo o que está no universo natural).

Com o tempo, a filosofia foi abrindo espaço para o que hoje é o conhecimento científico e ela, a filosofia, passou a REFLETIR sobre o REALIDADE HUMANA de modo a entender o que é o homem, sua origem e o que é importante para vida humana, se tornando, assim, ANTROPOLÓGICA. Essa transformação tem seu início no período chamado clássico, por volta dos séculos V e IV a.C, na Grécia.

Quando Luckesi, diz que a filosofia está em tudo e nos envolve, ele está apontando que TODOS NÓS TEMOS A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE QUEM SOMOS E O QUE DÁ SENTIDO A NOSSAS VIDAS.

Não filosofar tem como consequência DEIXAR DE BUSCAR POR SI MESMO O SENTIDO DA SUA PRÓPRIA VIDA.

Entendido até aqui?




Tome uma água e vamos em frente!





Platão

Agora temos o pensamento de Platão: filosofar é usar o saber em seu próprio proveito.

Ora, se a filosofia é uma prática necessária para que qualquer pessoa aponte o sentido da sua própria vida, quem SABE APONTAR ESSE CAMINHO PARA SI MESMO é quem se dedica a filosofar.

Comte-Sponville


André Comte-Sponville força essa mesma ideia: quem filosofa é alguém que elabora um projeto de vida coerente e executa esse projeto, é alguém que vive seu próprio pensamento e não o pensamento dos outros, sendo, assim, UM SUJEITO AUTÔNOMO, quer dizer, com relativa liberdade, e AUTÊNTICO, porque sua visão de mundo, mesmo que seja parecida com a de outras pessoas, é uma visão que ele próprio construiu com sua própria liberdade de reflexão.



E qual a crítica da charge?

Ela é muito rica e são vários os significados presentes nela, o que uma análise semiótica revelaria sem maiores dificuldades.

Em sociedades desiguais, nem todos possuem acesso aos bens culturais e à escola.

Ser educado, bem educado e escolarizado, nesses casos, é um privilégio.

O que não deixa de ser um preconceito assumido inclusive pelas camadas mais pobres que entendem que o trabalho e renda necessários à subsistência são prioridades e educação é supérfluo.

Todos deveriam ter acesso igual à escola e ao conhecimento. Porém, o conhecimento liberta porque promove a conscientização do indivíduo sobre sua importância social e histórica.


↑ Percebam que a indigência intelectual 
equivale à estética: a ignorância é algo feio, 
a brutalidade é carrancuda, 
a pobreza cultural é uma espécie 
de deformidade, a dependência é triste. 

UM INDIVÍDUO CONSCIENTE É UM INDIVÍDUO EMPODERADO.

E quem ambiciona esse poder, às vezes é visto como alguém com "mania de grandeza"... apenas por que deseja se libertar de uma condição inferior aos próprios potenciais.

- Um sujeito que sabe o que quer e pode colocar em prática sua vontade, é ou não uma pessoa USA O SABER EM SEU PROVEITO? 

- É ou não alguém que PENSA A PRÓPRIA VIDA E VIVE O PRÓPRIO PENSAMENTO? 

- É ou não uma pessoa que compreende a necessidade de refletir sobre o significado da própria existência e com isso, filosofa?

AO SER EDUCADO O SER HUMANO APRENDE A REALIZAR SEUS POTENCIAIS RACIONAIS E EMOCIONAIS TORNADO-SE HUMANIZADO.

E esse é um processo que não tem fim. Aprender é algo que fazemos a vida inteira, sempre há tempo para descobrir algo novo, na escola ou fora dela, tanto que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (9396/96) afirma em seu artigo 3º dos princípios da educação nacional a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Com isso, acho que temos uma apanhado geral do caminho que as repostas às questões devem ter seguido.

Luckesi, Platão e Comte-Sponville se complementam e espero que agora você tenho percebido melhor a razão disso.


Vem comigo mais um pouco? 


Estamos quase no fim... 




FILOSOFIA: PONTO DE PARTIDA PARA A PEDAGOGIA

A filosofia é a atividade que leva à sabedoria.

Ela não é um conhecimento científico. Ela é a reflexão sobre tudo o que se conhece. Quer dizer, a sabedoria não é algo objetivo, externo à pessoa e que possa ser transferido ou ensinado. A sabedoria é UM APRENDIZADO SUBJETIVO, cada um constrói sua própria sabedoria quando conhece e questiona o mundo à sua volta.

O recorte do mundo que nos interessa é a escola e a educação.

Com isso, podemos nos perguntar:

- QUAL O SENTIDO DAQUILO QUE A ESCOLA ENSINA?
- QUAL A UTILIDADE DO CONHECIMENTO?
- POR QUE É PRECISO APRENDER?
- O QUE É APRENDER?
- QUEM É O APRENDIZ?

Percebem que já estamos indo em busca de um significado existencial, ético e epistemológico para a questão do aprendizado?

Certamente ninguém nasce um cientista, nem um sábio.

Conhecimento e sabedoria são conquistas quem vêm da ação esforçada, do trabalho, das experiências, das construções pessoais dos significados de tudo que é vivido.

Porém, há no ser humano uma disposição para aprender?
Querer conhece é uma vontade natural, uma imposição cultural ou uma construção histórica?

A partir de agora, vamos pensar um pouco sobre nós como aprendizes e ver o que a filosofia nos oferece para entender mais da nossa condição como epistemologicamente curiosos, quer dizer, alguém que quer e precisa conhecer.

Vamos ver que a pedagogia, como uma teoria aplicada à educação, tem por trás uma teoria sobre o ser humano.

Agora, volte ao Google Sala de Aula.

NO AMBIENTE DA SUA TURMA VOCÊ VAI ENCONTRAR MATERIAIS DIFERENTES PARA OS SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS.

LÁ TAMBÉM HÁ ORIENTAÇÕES SOBRE QUAIS SÃO AS ATIVIDADES PARA CADA ANO.

Bons estudos!!

#FiqueEmCasa

charles-ddalberto@educar.rs.gov.br 









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