Olá, pessoal!
Em nosso encontro anterior, falamos de maneira introdutória da relação entre filosofia e educação.
Crítico: sabe como as coisas são e questiona por que elas nem sempre são como deveriam ser. |
Esse vai ser o roteiro básico do nosso percurso: pensar a educação escolar como prática fundamentada em tendências pedagógicas que, por sua vez, são elaborações filosóficas. Para muitos o assunto não é novo, mas vamos formatá-lo ao nosso modo.
As questões deixada para vocês pediam uma reflexão a respeito da filosofia como, vamos dizer, uma forma de ser.
No texto de Luckesi, autor dedicado à pensar a filosofia envolvida com a educação, ele afirma que a filosofia nos contém, nos envolve.
O que isso quer dizer?
A filosofia surgiu na Grécia antiga no século VII a.C. com a pretensão de ser a TOTALIDADE teórica sobre a realidade. Significa dizer que a filosofia como um "produto" da racionalidade, ela procura explicar de forma coerente e, portanto, LÓGICA, todo o fenômeno observável, seja ele concreto ou abstrato.
Portanto, a filosofia é o ponto de partida da aventura humana do conhecimento adquirido pela própria inteligência do homem, e não mais por revelações vindas de uma fonte sobrenatural.
A filosofia é, em primeiro lugar, um conhecimento natural (da própria inteligência humana) das coisas naturais (tudo o que está no universo natural).
Com o tempo, a filosofia foi abrindo espaço para o que hoje é o conhecimento científico e ela, a filosofia, passou a REFLETIR sobre o REALIDADE HUMANA de modo a entender o que é o homem, sua origem e o que é importante para vida humana, se tornando, assim, ANTROPOLÓGICA. Essa transformação tem seu início no período chamado clássico, por volta dos séculos V e IV a.C, na Grécia.
Quando Luckesi, diz que a filosofia está em tudo e nos envolve, ele está apontando que TODOS NÓS TEMOS A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE QUEM SOMOS E O QUE DÁ SENTIDO A NOSSAS VIDAS.
Não filosofar tem como consequência DEIXAR DE BUSCAR POR SI MESMO O SENTIDO DA SUA PRÓPRIA VIDA.
Entendido até aqui?
Tome uma água e vamos em frente!
Platão |
Agora temos o pensamento de Platão: filosofar é usar o saber em seu próprio proveito.
Ora, se a filosofia é uma prática necessária para que qualquer pessoa aponte o sentido da sua própria vida, quem SABE APONTAR ESSE CAMINHO PARA SI MESMO é quem se dedica a filosofar.
Comte-Sponville |
André Comte-Sponville força essa mesma ideia: quem filosofa é alguém que elabora um projeto de vida coerente e executa esse projeto, é alguém que vive seu próprio pensamento e não o pensamento dos outros, sendo, assim, UM SUJEITO AUTÔNOMO, quer dizer, com relativa liberdade, e AUTÊNTICO, porque sua visão de mundo, mesmo que seja parecida com a de outras pessoas, é uma visão que ele próprio construiu com sua própria liberdade de reflexão.
E qual a crítica da charge?
Ela é muito rica e são vários os significados presentes nela, o que uma análise semiótica revelaria sem maiores dificuldades.
Em sociedades desiguais, nem todos possuem acesso aos bens culturais e à escola.
Ser educado, bem educado e escolarizado, nesses casos, é um privilégio.
O que não deixa de ser um preconceito assumido inclusive pelas camadas mais pobres que entendem que o trabalho e renda necessários à subsistência são prioridades e educação é supérfluo.
Todos deveriam ter acesso igual à escola e ao conhecimento. Porém, o conhecimento liberta porque promove a conscientização do indivíduo sobre sua importância social e histórica.
↑ Percebam que a indigência intelectual
equivale à estética: a ignorância é algo feio,
a brutalidade é carrancuda,
a pobreza cultural é uma espécie
de deformidade, a dependência é triste.
UM INDIVÍDUO CONSCIENTE É UM INDIVÍDUO EMPODERADO.
E quem ambiciona esse poder, às vezes é visto como alguém com "mania de grandeza"... apenas por que deseja se libertar de uma condição inferior aos próprios potenciais.
- Um sujeito que sabe o que quer e pode colocar em prática sua vontade, é ou não uma pessoa USA O SABER EM SEU PROVEITO?
- É ou não alguém que PENSA A PRÓPRIA VIDA E VIVE O PRÓPRIO PENSAMENTO?
- É ou não uma pessoa que compreende a necessidade de refletir sobre o significado da própria existência e com isso, filosofa?
AO SER EDUCADO O SER HUMANO APRENDE A REALIZAR SEUS POTENCIAIS RACIONAIS E EMOCIONAIS TORNADO-SE HUMANIZADO.
E esse é um processo que não tem fim. Aprender é algo que fazemos a vida inteira, sempre há tempo para descobrir algo novo, na escola ou fora dela, tanto que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (9396/96) afirma em seu artigo 3º dos princípios da educação nacional a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
Com isso, acho que temos uma apanhado geral do caminho que as repostas às questões devem ter seguido.
Luckesi, Platão e Comte-Sponville se complementam e espero que agora você tenho percebido melhor a razão disso.
Vem comigo mais um pouco?
Estamos quase no fim...
FILOSOFIA: PONTO DE PARTIDA PARA A PEDAGOGIA
A filosofia é a atividade que leva à sabedoria.
Ela não é um conhecimento científico. Ela é a reflexão sobre tudo o que se conhece. Quer dizer, a sabedoria não é algo objetivo, externo à pessoa e que possa ser transferido ou ensinado. A sabedoria é UM APRENDIZADO SUBJETIVO, cada um constrói sua própria sabedoria quando conhece e questiona o mundo à sua volta.
O recorte do mundo que nos interessa é a escola e a educação.
Com isso, podemos nos perguntar:
- QUAL O SENTIDO DAQUILO QUE A ESCOLA ENSINA?
- QUAL A UTILIDADE DO CONHECIMENTO?
- POR QUE É PRECISO APRENDER?
- O QUE É APRENDER?
- QUEM É O APRENDIZ?Percebem que já estamos indo em busca de um significado existencial, ético e epistemológico para a questão do aprendizado?
Certamente ninguém nasce um cientista, nem um sábio.
Conhecimento e sabedoria são conquistas quem vêm da ação esforçada, do trabalho, das experiências, das construções pessoais dos significados de tudo que é vivido.
Porém, há no ser humano uma disposição para aprender?
Querer conhece é uma vontade natural, uma imposição cultural ou uma construção histórica?
A partir de agora, vamos pensar um pouco sobre nós como aprendizes e ver o que a filosofia nos oferece para entender mais da nossa condição como epistemologicamente curiosos, quer dizer, alguém que quer e precisa conhecer.
Vamos ver que a pedagogia, como uma teoria aplicada à educação, tem por trás uma teoria sobre o ser humano.
Agora, volte ao Google Sala de Aula.
NO AMBIENTE DA SUA TURMA VOCÊ VAI ENCONTRAR MATERIAIS DIFERENTES PARA OS SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS.
LÁ TAMBÉM HÁ ORIENTAÇÕES SOBRE QUAIS SÃO AS ATIVIDADES PARA CADA ANO.
Bons estudos!!
#FiqueEmCasa
charles-ddalberto@educar.rs.gov.br
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