Nossa jornada pelo Ensino Religioso nos permitiu uma visão
teórica ampla a respeito do fenômeno da religião.
Percebemos suas características sociológicas,
antropológicas, históricas, étnicas, psicológicas, médicas, legais e
filosóficas.
Isto nos fez ver as religiões de cima, fora de qualquer
discussão sobre particularidades doutrinárias, para encontrar um núcleo comum
na espiritualidade: a relação homem/sagrado.
Ao completar nosso percurso, cada um poderá olhar para a sua
própria religião e para as outras com mais conhecimento e com a possibilidade
de encontrar razões mais fortes para a própria fé ou mesmo para o seu
ceticismo, porém, com respeito a todas as crenças. Esta é uma postura ética que demonstra
educação e compreensão de um princípio maior que deve unir todas as pessoas: o
amor com igualdade.
Vejamos uma passagem de Immanuel Kant:
“Dever e obrigação são as denominações exclusivas que
devemos dar à nossa relação com a moral.” (Crítica da Razão Prática)
O filósofo alemão nos diz que o único dever que temos é
respeitar a lei moral.
A lei moral é a fazer somente aquilo que poderia se transformar
em um mandamento para todas as pessoas em todos os tempos.
E quem nos diz qual é a lei moral?
Nossa própria razão.
Ela nos diz que o ideal maior de bondade é fazer o bem por fazer, sem interesse. Fazer o bem por amar o bem e nada mais.
É pensar qual o melhor meio de realizar no mundo os ideais de bondade que gostaríamos tanto de viver em toda a sua pureza.
As religiões nos ajudam a entender o bem e nos orientam no
que fazer, cada uma a seu modo. Para
entendê-las, às vezes é preciso refletir e encontrar lógica nas práticas e mandamentos.
“Todas as doutrinas bíblicas e religiosas que conflitem com
a razão devem ser interpretadas alegoricamente, como maneiras de expressar
noções morais que ganham vivacidade, e não validade em sua formulação
religiosa.” (Roger Scruton, Kant)
Em outras palavras: ou aceitamos tudo o que as religiões
dizem sem refletir, ou buscamos compreender a profunda sabedoria das religiões
pensado melhor naquilo que elas afirmam.
É a diferença entre a postura fanática e a fé crítica.
Pensar com critérios expande a consciência e reforça a
responsabilidade, onde cada um cuida melhor de si mesmo e dos outros com
solidariedade.
TRABALHO
Após ter lido a introdução de apoio, reflita e escreva um
texto pessoal onde você vai responder as seguintes questões:
- o que você acha dos atritos motivados por diferenças
religiosas?
- existe algo acima das diferenças religiosas que deve ser
colocado em primeiro lugar? Isto poderia ser ensinado? De que maneira?
- as aulas de Ensino Religioso contribuíram para você
aprofundar sua opinião a respeito da cultura religiosa e seus valores básicos? Em que sentido?
SEU TEXTO DEVE SER POSTADO AQUI NO BLOG COMO COMENTÁRIO A
ESTA POSTAGEM (ABAIXO DO TEXTO, NA CAIXA DE TEXTO “COMENTÁRIOS”) ATÉ 17/11.
INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO:
- VISUALIZE A BARRA COM FUNDO BRANCO AO FINAL DA POSTAGEM;
- NELA ESTÁ ESCRITO: “POSTADO POR CHARLES DALBERTO ÀS xx:xx
(HORA)” (2, 3, 4, ETC.) COMENTÁRIO(S):” (COR LARANJA ESCURO)
- CLIQUE EM CIMA DA PALAVRA “COMENTÁRIO”
- VAI ABRIR UMA CAIXA DE TEXTO;
- COLOQUE SEU COMENTÁRIO NELA COM NOME COMPLETO E TURMA;
- CLIQUE EM “PUBLICAR” (BOTÃO AZUL);
- PRONTO, SUA POSTAGEM SERÁ ANALISADA E VALIDADA.
Bom trabalho!
Imagems: pinterest, frases do bem, habeas mentem
Muito bacana o teu blog, parabéns!!!!!!
ResponderExcluirObrigado, Selma!
ResponderExcluirBom, a religião se torna fundamental aos olhos de quem tem sua própria fé e para os que ainda não sabem dizer qual segue, a melhor maneira de ver as religiões é respeitando todas elas, é claro que ninguém é obrigado a gostar dos gostos uns dos outros mas com um pouco mais de conhecimento que o Ensino religioso nos trás fica mais fácil conhecer as religiões com os olhos de quem acredita naquilo. O atritos nas diferenças religiosas é por pura falta de sabedoria do que está sendo falado, muitas pessoas ainda acham que somente sua religião está correta, só a sua fé é verdadeira, mas, acima das diferenças sempre se tem algo em comum, a fé, em todas as religiões as pessoas tem crença em algo, sendo objeto ou algo que não pode-se tocar mas sim sentir. O ensino ajuda a saber as diferenças entres as religiões e a conhecer mais sobre elas também.
ResponderExcluirNáthally Ubert- 303
Nome: Cristian de Oliveira Huff.
ResponderExcluirTurma: 302.
Consciência, responsabilidade e respeito: Lições práticas para a vida
No mundo em que vivemos existem diversas religiões, como o Cristianismo, o Budismo, o Judaísmo, o Islamismo e outras religiões. Todas as religiões possuem algumas coisas em comum, como terem doutrinas religiosas, mandamentos, regras, fundamentos, símbolos, uma representação de quem é Deus e de como é a sua aparência.
Por existir uma grande diversidade religiosa no mundo, de religiões diferentes, mas que todas querem levar os indivíduos para o mesmo caminho, para a salvação, para a religiosidade, a Deus e ao mundo espiritual. Muitos fiéis e seguidores de uma determinada religião não querem aceitar uma religião diferente da sua e pessoas que seguem uma religião que possui mandamentos diferentes. Acabam seguindo, perseguindo e agredindo seguidores de outras religiões, com muito ódio e indiferença, causando a Intolerância Religiosa.
O Brasil possui um Estado Laico, não possui uma religião oficial e existem religiões que possuem muitos fiéis como a Evangélica, a Católica e a Cristã. Mulheres evangélicas sofrem muita discriminação de outras pessoas nas ruas e nas escolas por usarem saias longas, alguns seguidores da Umbanda tem a sua imagem associada aos sacrifícios de animais e rituais que atraem energias negativas, por pessoas que acreditam sem ter razão do que é realmente praticado na Umbanda.
Para que diversas pessoas no Brasil, não sejam perseguidas, desrespeitadas e agredidas fisicamente, verbalmente e moralmente por fazerem parte de uma religião ou por não terem uma religião, é necessário que as famílias brasileiras ensinem em primeiro lugar aos seus filhos, valores que expressam o bem, a praticar o bem, ter solidariedade, paz, amor ao próximo, amizade, humildade, honestidade e respeito máximo e total a todos os seres humanos, independente da sua religião, cor e raça.
Pois desta forma a sociedade vai mudar a sua postura e o seu comportamento por meio da educação recebida em casa, e os cidadãos irão ter respeito pela grande diversidade religiosa que o Brasil possui. Existem indivíduos que fazem parte de algumas religiões e não aprendem a praticar o bem, a igualdade e olhar para as religiões com razão, ética, lógica e respeito a dignidade humana de cada pessoa, só por fazerem parte de uma religião. As aulas de Ensino Religioso contribuíram para o meu aprendizado, ao abordar as religiões e os seus valores básicos, sem precisar falar de nenhuma religião. E ao abordar as religiões com um olhar mais racional, lógico, filosófico e sociológico.
Os atritos religiosos acabam acontecendo por que as pessoas não conseguem ouvir a opinião do outro,e com isso ignoram por que acreditam somente na sua verdade.só que na minha opinião existe um Deus só, independente da religião ou crença, isso deve ser ensinado em casa pelos pais assim como respeitar o próximo e etc. As aulas de religião contribuíram no meu aprendizado em saber aceitar todas as religiões conseguir entender elas de um modo mais logico, e ver que no fim todas tem um mesmo proposito, acreditar em Deus.
ResponderExcluirATENÇÃO! Comentário SEM NOME E TURMA! Por favor, autor, informe sua identificação para receber a avaliação.
ExcluirAs diferenças religiosas acontecem por que, as pessoas não respeitam o próximo e querem somente a sua verdade, alem desses atritos existe somente um Deus, que é o mesmo para todos nos. Isto deveria ser ensinado em casa na escola a respeitar qualquer tipo de religião, As aulas de religião contribuíram para eu entender melhor as religiões tirar os preconceitos que eu tinha, e ver que no fim existe um Deus somente para todos. Ingrid Cavalcante 302!
ResponderExcluirTodas as religiões tem seu principio em comum, o ser divino, todas pregam uma maneira de sermos melhores, de agirmos com compreensão e compartilhar a luz da bondade e irmandade, independente de qual escolhemos seguir ou não seguir, independente de sermos de religiões diferentes, nossa humanidade segue em primeiro lugar, nossa racionalidade é acima de tudo nosso maior bem, fazemos o bem não importa a quem, fazemos o bem em troca de nada, impomos nossas crenças pra divulgar o amor e é isso o que importa.
ResponderExcluirO ser que segue todas as doutrinas sem questiona-las, se transforma num ser uniforme, não busca pelo conhecimento alheio e vive apenas no seu mundo. A pessoa que conflitua por opiniões diversas é a mesma que guerrilha por seus princípios étnicos no mundo afora.
O ensino religioso superou bastante minhas expectativas, minha visão era bem limitada ao que se referia a religião, foi essencial pra que eu abrisse mais meus olhos para a opinião de outras pessoas, respeitando-as.
- Anderson Sant'Anna Gama
- @Turma 302
Atualmente há uma diversidade religiosa muito grande e com isso surgem os atritos causados por diferenças religiosas e isso após muitos tempos se tornou normal, e muitas vezes as brigas que acontecem por conta da religião é por egoismo alheio por não aceitar a opinião e isso é errado! Digo isso pois se todos se importassem um pouco mais com si mesmo o mundo seria COM CERTEZA melhor.
ResponderExcluirAlém das diferenças religiosas deveria existir um pouco mais de respeito entre as pessoas, no momento que tu respeita as opiniões que não estão de acordo com a sua tudo começa a melhorar, aceitar, pensar e repensar sempre é a melhor decisão e isso acho que não é uma coisa que se ensine sinceramente e sim um bom senso de todas as pessoas.
Religião, filosofia e sociologia nos ensina ajuda e muitas vezes as pessoas não percebem por acharem que é são matérias que estão ali só por preencher carga horária na escola mas isso está errado! Nos ajudam a nós tornar pessoas criticas e não pessoas sem opinião própria, nos ajuda a saber nos defender e não ser rotulados como pessoas ignorantes na sociedade que saem por ai falando asneiras.
Amanda Oliveira Castro
Turma: 303
Cada pessoa sabe e tem o direito de seguir o que é melhor para si, e deve ter um melhoramento moral, quando acontece disputas e discussões por ideologias diferentes a liberdade fica abalada e pessoas que seguem e não são radicais ficam marcadas pela sociedade, ocasionando preconceitos, a escola pode trazer a ideologias e mostrar as diferenças e entendelas para que estas inconformidades vem do desconhecimento dos valores, pe trazer respeito e paz.
ResponderExcluirNome:Lidiane Oliveira
Turma:301
Por mais que existam diferenças entre crenças, o respeito deve ser mantido sempre em primeiro lugar, pois acima de tudo, somos todos iguais. Mesmo no momento que estamos vivendo, de todos serem livres quanto sua opção sexual e coisas do gênero, a religião continua sendo pregada de uma forma tão retro no sentido de que somente uma religião é a certa e verdadeira, sendo que somos livres quanto a tal opção. Deveria ser pregado desde a infância que cada um tem a livre espontânea escolha de religião a seguir e acreditar, sendo na família e escola, com mais debates. As aulas permitiram conhecer a visão de cada colega quanto a sua religião e o que acredita, e saber que para cada pessoa no mundo, existe um deus que ela acredita, uma força ou simplesmente o somente ser. Bruna Moreira, 303
ResponderExcluirOs atritos sobre supostas religiões diferentes quanto qualquer pessoa, se torna um atrito desnecessário, pois cada um tem sua religião, diferente da minha e até mesmo de outros colegas, existe algo sim a cima das diferenças que pode existir em primeiro lugar que são os conceitos, as opiniões que podem se conter para sim, a amizade e saber diferenciar cada colega com sua religião, e poderia ser ensinado como lição de sabedoria de que cada um deve conter sua religião, e ser mostrado para cada um, uma religião diferente da outra que se torna o atrito, deve ser ensinado em casa com os pais que até mesmo na familia há atrito de diferentes religiões, pode ser ensinado da maneira em que todos entendam que todos temos diferentes religiões, a sociedade é feita de diferentes pessoas, cores e etc.As aulas de Ensino Religioso contribuíram para aprofundar a minha opinião a respeito da cultura religiosa e seus valores básicos, sendo de suma importância a convivência na sociedade de diferentes religiões que acontecem os atritos em sala, em família, em sociedade, no sentindo de que não se pode conviver com pessoas de diferentes religiões e somente saber viver em sociedade que cada um de diferente religião, e de ser. Ser ou não ser, eis a questão!
ResponderExcluirMarielly Coelho da Silva Turma:303
ExcluirAtritos religiosos existen por conta da ignorância das pessoas de julgar diferentes religiões por falta de conhecimento sobre elas, acima das diferenças religiosas existe o conhecimento de compreender oque cada uma delas aborda no entanto para os interessados o saber de não julgar o proximo pois se cada um segue a religião que escolhe é porque o faz bem e devem ser respeitados. Aulas de ensino religioso ensina as pessoas de mente aberta a novas informações sobre outras religiões além da que a pessoa e devota isto faz com que o proximo respeite variadas religiões e não julgue em vão. Ao meu ver religião é um apoio, um modo da pessoa ter forças para conseguir alcançar oque quer e proteção a sí, mesmo que isto tudo for apenas uma ilusão como penso por não ter religião alguma acredito que não a o certo o errado as pessoas almejando oque faz bem a elas não a nada de errado.
ResponderExcluirNOME: Mayara Rosa De Souza TURMA: 302
A história sempre foi a mesma, o que mudou foi a maneira de ser contada, foi o que aconteceu com as religiões.
ResponderExcluirHá pessoas que acreditam que apenas a sua crença é a correta, mas deve-se respeitar as diferentes crenças e opiniões de cada um.
As aulas de religião me ajudaram a entender e lidar com as diferenças, todos somos livres para optar em que acreditar, fé cega não é fé, é fanatismo, por isso devemos questionar algumas "verdades" para verificar se o princípio tem uma base racional .
Victor Goulart
Turma: 301
A crença sempre esteve presente, antigamente e hoje em dia, o que mudou foi o aumento dela e a liberdade já que antigamente a católica dominava boa parte do mundo. A liberdade religiosa aumentou muito sim, não só pelo governo que permitiu novas leis para proteger, mas pela sociedade, mas ela não aumentou totalmente, não o suficiente para acabar com preconceitos em qualquer lugar. Existe sim algo acima das diferenças e isso é respeito, e isso começa em casa e até na própria fé, às vezes estamos tão cegos que pensamos que somente nós estamos certos e que a nossa crença predomina e ai que começa o preconceito, já que todos pensam isso com suas crenças acaba acontecendo um conflito tenso entre as pessoas. O respeito vai ajudar cada um a ficar no seu lugar, não se intrometer na vida do outro, cada um acredita em algo diferente e o máximo que cada um pode fazer é permitir que todos sejam livres.
ResponderExcluirNão só as aulas de religião, mas de várias outras matérias contribuem para aprofundar o nosso conhecimento sobre esse assunto, já que é algo totalmente obrigatório de todo mundo, o respeito à crença.
Ana Maria
Turma 301
Os atritos motivados pelas diferenças religiosas, antigamente e atualmente, ocorreram pela intolerância da mesma. Muitos não conseguem lidar com as diferenças, pelo fato de não compreenderem ou não aceitarem a doutrina das crenças dos outros. O Brasil é um país onde há inúmeras religiões e os indivíduos devem saber interpretar cada uma e respeitar acima de qualquer coisa. O que deve ser colocado acima das diferenças religiosas é apenas o objetivos das mesmas: a bondade, e é algo que deve ser colocado em prática diariamente e com atitudes no nosso cotidiano. As aulas de religião proporcionaram diferentes saberes sobre as culturas religiosas sem tratar de nenhuma religião com especificidades e contribuindo para aprofundar-me quanto aos valores básicos de cada uma.
ResponderExcluirGabriela de Andrade- Turma 302
Filipe Miguel Barreto Marinho
ResponderExcluirTurma 302
É muito comum a existência de atritos religiosos em nosso cotidiano. Estes, muitas vezes são provocados, simplesmente, pelo fato de que, os indivíduos envolvidos são de religiões opostas. Estes atos não coincidem com o que as religiões ensinam. Elas ensinam, principalmente, sobre o amor. Quando se está “machucando” alguém com palavras não se tem amor, o que é irrelevante e não concordável.
É impossível consentir com tudo o que indivíduos de religiões opostas á sua dizem. Todos temos direitos e deveres e, neste caso, como exemplo, temos o direito de falar e o dever de ouvir. Direitos e deveres devem ser colocados á frente de qualquer diferença ou intolerância que envolvem o mesmo. Seria de extrema importância se, na aprendizagem pública, tivéssemos como aprender sobre isto. Com isto, muitas violências e confusões seriam evitadas.
As aulas dadas pelo professor Charles Dalberto, da Escola Santa Isabel, em Viamão, influenciaram muito para que fosse possível aprofundar-se neste assunto. Sempre foram incluídos os valores básicos, a solidariedade e a lei moral como chave para o respeito á todos. O sentido que os mesmos destacaram-se é de agrupamento. “Mas por que agrupamento?” Simplesmente, pelo fato de que, devemos estar unidos, independente de religiões. Exatamente como nos reunimos com aquele grupo de amigos da escola.
Com tudo, é importante destacar que, mesmo que as religiões nos ajudem á entender algumas coisas (ou não), somos livres para fazermos o que bem entendermos. Só não sabe, àquele que não quer. Esta é a proposta de todas estas aulas.
Nome: Bárbara Silveira Turma: 303
ResponderExcluirA maioria dos conflitos que ocorrem devido as diferenças religiosas se deve ao fato de que uma religião se acha superior a outra sendo que devemos respeitar a religião do próximo, pois afinal todos acreditam no mesmo Deus. Deve-se colocar sua fé em primeiro lugar já que ela está acima de todas as religiões. As aulas de religião a partir da abordagem das culturas religiosa e valores básicos fizeram com que percebêssemos que devemos por a fé acima de todas a diferenças religiosas.
É muito ruim as religiões entrarem em atrito uma com a outras por acreditarem numa doutrina diferente da outra religião. São diversos atritos entre eles sendo a questão achar que é superior um exemplo é o fato de que os cristãos se acham superiores aos judeus pelo fato de crer em Jesus Cristos.
ResponderExcluirExiste algo que deve ser colocado em primeiro lugar: a fé, e isto é ensinado nas disciplina de religião de maneira que pudesse mostrar suas diferenças e assim as pessoas aceitariam.
As aulas de ensino religioso ajudaram a aprofundar o conceito sobre as religiões mostrando que nenhuma é superior a outra.
Nome: Thalia de Mattos Turma: 303
Por pensar que sua religião é o principio é ser superior as outras religiões,pondo sua crença acima de todas as outras religiões.Sim o respeito que se aprende desde pequeno os jovens a aceitar e respeitar suas escolhas.
ResponderExcluirMostrou que deveria ser ensinado o respeito de cada uma das religiões uma postura intelectual e moral que acham ter para seus filhos e possam ser passado adiante esse respeito e direito de escolha.
Nome: Felipe Lima de Freitas Turma: 303
Uma das acusações mais comuns feitas às religiões é que elas causam mais violência do que paz. Por essa ótica, o mundo seria um lugar melhor sem as suas rixas. As divisões religiosas atravessam continentes, épocas e ainda hoje influenciam a política, a economia e as comunidades. A pluralidade, construída por várias raças, culturas, religiões, permite que todos sejam iguais, cada um com suas diferenças, por esse motivo devemos ter o respeito em primeiro lugar. Sim, as aulas de religião contribuíram bastante na formação da minha opinião a respeito da religião, e que todos tem o direito de escolher o que seguir e o que acreditar.
ResponderExcluirExistem religiões com costumes e crenças diversificadas. Ao mesmo tempo que as religiões são diferentes umas das outras as pessoas também são.
ResponderExcluirGeralmente quem critica a religião dos outros, muitas vezes não procura nem saber o conteúdo e o que a mesma traz para aquela (e) que a segue. As pessoas acham que só a religião delas é a certa e esquecem que todas pregam amor e respeito e que Deus deu seu único filho para nos salvar, isto é o mais importante, que deve ser ensinado a todos por que não existe maior prova de amor que esta, e deve ser ensinado a todos desde a infância e deve ser respeitado sempre, não importando a religião.
As aulas de religião tem ajudado bastante, por que não é abordado apenas uma religião e isto nos ajuda, para que nós venhamos entender um pouco de cada.
RAFAELA FRANCO, 302.
Os atritos causados por diferenças religiosas acontecem a muito tempo, passando por épocas e lugares diferentes, mesmo sendo essa uma atitude errada até hoje existem conflitos por causa das diferentes religiões que existem no mundo e pessoas julgando o que o outro acredita sem saber às vezes quase nada sobre tal religião, mas antes de qualquer coisa eu vejo que por mais diferenças de crenças e doutrinas que as religiões tem, todas tem algo maior para dedicar sua fé e que os faz bem de alguma maneira, estando ou não errado segundo algumas pessoas. Mas o que se deve ser colocado em primeiro lugar para todos é o respeito e a liberdade que todos tem de expressar sua religião e o saber de não julgar e impor as suas crenças achando que são as mais verdadeiras e corretas. O respeito e o conhecimento pelas diferentes religiões podem ser ensinados, e eu acho que é isso que as aulas de religião fazem, ampliam nossos conhecimentos sobre as culturas religiosas, nos mostram suas diferenças, e abordam as religiões com imparcialidade sem privilegiar nenhuma, dando as pessoas o direito de conhecer mais seu valores, respeita-las e ter sua própria perspectiva sobre cada uma com sabedoria.
ResponderExcluirNatasha Oliveira
Turma: 302
As diferenças religiosas acontecem pelo motivo que as pessoas seguem religiões diferentes e acabam não se respeitando entre si,e acham que só elas estão certas.Além disto tudo, existe somente um Deus para todos nós, só um Deus que os empregam as religiões, e isso teria que ser ensinado desde pequeno a todos nós, pois sabendo isso talvez o preconceito seria menor na parte de todos.As aulas de religião contribuí para mim lidar com a crença de cada um, e aprender que não existe só a nossa religião, e sim muitas outras e não ter preconceitos.
ResponderExcluirAmanda Castro Gonçalves dos Santos
Turma 302
Os atritos religiosos acontecem diariamente, pois as pessoas infelizmente ainda não conseguem deixar o outro expressar sua opinião a respeito de sua religião sem julgar. Acham que apenas sua religião é a que vale é críticam todas as outras. Acho que a diferença religiosa deve ser citada em promeiro lugar nas aulas de religião sim, para tentar acabar com este preconceito à respeito de religião. As aulas de religião me ajudaram muito a me aprofundar neste tema sobre a religião de cada um, a saber respeitar e saber que cada um acredita em uma religião diferente e que ninguém tem que criticar isso, sabendo que existem várias religiões e não apenas uma.
ResponderExcluirJÉSSICA MAHL- 303
As diferenças religiosas, acontecem por que existem diversas religiões algumas com os mesmos fundamentos outras não, causando assim um atrito sobre elas. Existe algo que deve ser colocado sim acima de qualquer religião o amor ao próximo, a caridade, a humildade, ensinando assim o homem a unirse acabando com a guerra que existe em torno das religiões, seríamos varias mas uma só ao mesmo tempo. O ensino religioso nos mostra a entender e aceitar com a opinião de cada um mas somente a união fará a diferença aprendendo assim um pouco mais sobre cada uma delas aprenderiamos que tudo gira em torno de um só propósito o amor a Deus.
ResponderExcluirHevelyn figueiredo
303
Os atritos religiosos sao causados por falta de um maior conhecimento sobre as religioes, algumas pessoas tem um costume errado de pensa que apenas a sua religiao esta correta, mas na verdade o que vimos nas nossas aulas de religiao foi que todas elas querem que as pessoas sejam melhores entao sei que o fundamental para que todas as religioes e ate para quem nao tem nenhuma religiao( o que tambem nao é errado) é saber respeita todas as crenças e diferenças alheia.
ResponderExcluirNome: Jessica Dias
Turma: 303
Aluno: Fabricio de Souza Cavalheiro
ResponderExcluirTurma: 303
Os atritos entre os fiéis de diversas religiões, são consideradas totalmente desnecessárias, até algumas passando de todos os limites, passando por cima de todos os princípios básicos de convivência.
Existe diversas religiões (como estudado em sala) cada uma com seu jeito, com seu princípio, mas todas com o mesmo objetivo, que é único, somente trazer conforto para aqueles que procuram, e é isso que deveria ser posto na frente de tudo, ou melhor como o principal. Assim sendo passado para todos os fiéis.
Vimos em sala de aula bastante coisa referente à cultura e princípios das religiões. Com isso nos trazendo a realidade para ser discutida e debatida entre os colegas, nos mostrando que devemos respeitar todos, dependendo de sua religião, cultura, crença, entre outras...
O atrito religioso sempre esteve presente, sendo assim as pessoas estão cada vez mais expondo sua opinião e não aceitado a opinião do outro e acabam tornando um atrito entra eles, pois cada um tem sua religião e sua fé, mas estão esquecendo do principal que é o respeito um pelo outo. Acredito que em sua própria religião eles acabam ensinando ter respeitos pelos que são da mesma religião que a sua e de religião diferente. O ensino religioso me ajudou bastante para refletir sobre todas as religiões e entender um pouco mais sobre elas. E assim aceitar todas as opiniões independe da religião e respeita-las .
ResponderExcluirWalisson Kehl - 303
Acredito que esses atritos são algo sem nexo pois defendo a opinião de que cada um tem a sua religião, e isso não se descute, independente de doutrinas, práticas e conduta de vida . Pois devemos respeitar e aprender a convicer com as diferenças e não ficar com a mente fechada ligada somente naqueilo que aprendermos dentro de nossas casas de adoração ou templos . Existe algo que deveria ser colocado como lei amar o pro sem ver a quem ou a credo e crença, deve ser haver respeito independente se gosta ou não, tem que haver respeito a opinião - escolha do outro.poderia ser ensinado desde quando somos pequenos para que quando estivermos adultos a otendanos a viver com as diferenças e as diversas religiões e não conviver só com oque nos é passado. A matéria em si nos ensina a obter um próprio pensamento , nos possibilita a aceitar e a querer entender e respeitar a religião do outro!
ResponderExcluirPETERSON BRUM CHAGAS TURMA; 302
Apesar de vivermos em um país laico, vimos todos os dias a intolerância religiosa, não vivenciamos guerras, como as do mundo a fora. Mas sentimos os impactos dos tais atritos religiosos, um exemplo bem simples são os refugiados... As religiões em geral, aparentam ter o mesmo fundamento, e objetivo. Ou deveria ser, o amor ao próximo, a aceitação e acima de tudo o respeito mútuo, mas não vimos nem um terço disto quando ligamos nossa TV ou basta ler um jornal, e analisar quantas pessoas morrem e matam por sua crença. Para acabar com isso não é nada fácil, mas não custa tentar, começando ensinando em casa, o respeito independente no que a pessoa tem fé. Na disciplina de Ensino Religioso, aprendemos os fundamentos básicos de muitas religiões, obtendo um certo senso crítico, mas sabendo que o respeito prevalece.
ResponderExcluirAnita Prates 302
Os atritos que ocorrem devido a diversidade religiosa é muito presente atualmente, pois cria-se uma falsa ilusão de "tolerância", quando na verdade, deveria haver respeito. De certa forma, mesmo sem perceber, o ser humano critica mais e aceita menos a diversidade que existem nas religiões, respeitando-as menos a cada dia que passa, A maioria das pessoas julga determinadas religiões, pois não atendem a suas expectativas ou são diferentes de sua religião, e com isso, voltamos ao assunto de tolerância. É certo dizer que com algumas religiões, há hábitos que realmente não consideramos certas, porém, isso não muda o fato de que "cada pessoa, um universo". Sempre teremos opiniões diversificas, pois é assim que o mundo é e isso de certa forma, é reconfortante. Nas aulas de Ensino Religioso entendi que não devemos criar conflitos entre nós por conta de religião, mas sim tentar aprender um pouco mais da mesma , ou ao menos respeitar, e não apenas "tolerar". Cada um carrega sua própria religião dentro de si, e pra sermos capaz de conviver socialmente, devemos aprender a respeitar isso.
ResponderExcluirLuis Gustavo-302
No mundo em que temos hoje sabemos que existem diversos tipos de religiões,a intolerancia acontece porque cada um tem uma religião mas muitas vezes não redspeitam a religião do outro,a partir do momento que acaba o respeito começa a violencia/intolerancia.Todos desde pequenos deveriam ter sido ensinados de que existe somente um Deus que é o mesmo para todos. Pra mim a aula de religião é muito util em muitos aspectos um porque é o unico momento que temos para falar abertamente sobre religião e outro é que com a aula de religião aprendemos a respeitar a religião do outro, mas lembre-se o respeito deve existir,mas deve ser mútuo.
ResponderExcluirFernanda Appelt-302
Os atritos são causados pela intolerância de muitos, o que os leva a desacreditar e criticar as religiões alheias. A resolução está no saber onde, após conhecerem um pouco mais sobre costumes e crenças, entenderão os ideais de todas as religiões, fazendo com que muitos dos atritos diminuíssem. Procurar compreender os outros é necessário, principalmente tratando-se de um assunto tão delicado quanto a fé pessoal de cada um.
ResponderExcluirAumentei o conhecimento sobre a área religiosa com as aulas, o que fará com que eu respeite e capte credos não somente conhecidos, mas também os não compreendidos até então, aceitando-os e recebendo-os como acredito que deve ser feito por todos.
NOME: Sabryna Trindade TURMA: 303
Atitudes individualistas levam diversas pessoas à falta de compreensão. Tal problema existe há muito tempo, recaindo não somente sobre as religiões, mas também a qualquer aspecto da vida.
ResponderExcluirSobrepondo a prática religiosa está o desejo de ter uma sociedade onde todos conservem uma pequena parte altruísta, construindo um conjunto complacente e contínuo, onde cada um poderá encontrar sua característica religião e praticá-la sem maiores interferências vindas de suas iguais. Os costumes, crenças e deuses não devem ser contestados, visando que todas possuem o mesmo ideal, compartilhando alguns pensamentos e até mesmo certas convicções.
As aulas de ER me fizeram aprender um pouco mais sobre religiões que até então eram desconhecidas, ampliando minha visão sobre as mesmas e fortalecendo a ideia de que todas devem ser respeitadas, para que haja conciliação entre os cidadãos que crêem e também entre os que não crêem.
NOME: Luciane Rocha TURMA: 303
Se estudarmos o real significado da palavra religião, entenderemos o seu propósito.
ResponderExcluirReligião vem do termo "religare", ou seja, ligar o homem a Deus, levalo a ter fé independente da doutrina.
A religião nos ensina a fazer o bem, a desejar o bem ao nosso próximo. Os ensinamentos de Deus são únicos, "amar ao próximo como a ti mesmo".
Muitos que dizem religiosos usam-se de suas doutrinas para manipular e encutir na cabeça de alguns ignorantes culturais a "temor" a Deus, o medo.
Temor do que?
Devemos enxergar a religião e a religiosidade como uma doutrina do bem, para fazer o bem independente do nome dado ao nosso Deus.
As aulas de cultura religiosa nos fazem refletir sobre o sentido da palavra "religião" e nos guiam para o bem.
A crença, cada um escolhe a sua, mas nunca se esquecendo do próximo como seu semelhante.
Nycolas Baptista Tassinari
Turma: 302
Os atritos religiosos, infelizmente, se tornam cada vez mais comum, onde as pessoas são descriminadas, rotuladas e menosprezadas por sua crença.Isso não deveria acontecer, todos querem um mundo igualitária, e essa é um boa forma de começar, respeitando as religiões e crenças alheias.
ResponderExcluirO bem estar das pessoas, o convívio com o próximo, o respeito, tudo isso deve sempre estar acima das diferenças religiosas, e isso tem de ser ensinado para todos, desde criança, através dos pais e familiares e também nas escolas, todos somos humanos e temos direitos iguais, indiferente da sua posição religiosa.
Parte disso vem através das aulas que nos são fornecidas, as aulas de religião contribuíram para formar minha opinião sobre as religião, me mostraram questionamentos que até então eu não havia pensado, e assim, me mostraram que nem tudo o que eu sabia era correto. E assim, respeitar todas as opiniões alheias.
Jéssica Marques
303
Atrito religioso é um grande mal da nossa sociedade, pois quando ele está presente, também estão presentes o preconceito e o desrespeito, pessoas julgam umas as outras apenas por sua crença religiosa.
ResponderExcluirO respeito e empatia devem vir acima da religião, devemos respeitar as demais religiões e seus seguidores e também nos colocarmos no lugar daqueles que são vítimas de preconceito religioso.
Quanto as aulas, no ensino médio comecei a estudar a disciplina apenas recentemente, mas no ensino fundamental onde tive cerca de 90% das aulas, a matéria foi muito mal projetada, veja bem, eu posso repetir como um gravador as idéias cristãs, porém não tenho noção dos conceitos básicos do Hinduísmo, Budismo, Candomblé e etc.
Pedro Pretto Martins
301
A escolha de religião no séc XXI esta influenciando o fato das pessoas estarem sendo agredidas por conta de sua opcao religiosa. As atitudes a respeito seria o conhecimento destes intolerantes religiosos que julgam os outros pelo oque a pessoa acredita e tem fé indiferente de religião todos devem ser tratados da mesma forma e o desenvolvimento deste trabalho e as aulas de religião foram essenciais para a contrucao deste comentario
ResponderExcluirNome: Yasmim Sanchez
turma 302
A Religião e alo comum em uma sociedade, o problema se deve ao desrespeito e fanatismo que agrega os menos dotados de senso critico, essa forma de vida era pra ensinar a pessoa a ser feliz, e que poderia ter esperança de um mundo melhor; O ser-humano como especie deveriam se tratar melhor , não descriminando os costumes do próximo, em aulas de Ensino Religioso, o pensamento critico sobre sociedade pode ser imposto, pois cabe a ele abrir nossa mente para viver em comunhão com todos.
ResponderExcluirWESLEY AZAMBUJA
TURMA:303
LARISSA ACOSTA ESCOUTO TURMA:301
ResponderExcluirO que vem ocorrendo com frequência nos dias de hoje é que a população não esta sabendo respeitar a crença do próximo, sendo que somos livres porém para muitos está cada vez mais difícil tolerar a religião do outro, o que é surpreendente é que está intolerância vem ocorrendo no Brasil um país com tanta diversidade. o que se deve por em pratica é dentro de cultos, missas ou cessões religiosas mostrar aos cristãos independente de sua religião os altos incides de violência contra uma pessoa que possui uma crença diferente da sua com intuito de que os mesmo fiquem chocados com tanta brutalidade e repensem se um dia tenha passado algo tão violento em sua mente, pois deus não quer ver um cristão ou seu servo como um assassino mas sim um seguidor de seus mandamentos. Durante o ano foi possível concluir que somos livres, porém devemos respeitar a opinião do próximo, também nunca deixando seus valores de lado.
O que estou presenciando nos dias atuais,e que o preconceito com as pessoas que tem uma religiao esta muito em alta.Existem muitas pessoas que tem uma religiao que nao respeitam a do proximo, só os as pessoas qie nao tem uma religiao certa. Brasil e um pais com varias religioes, o que na minha opiniao e muito bom para que as pessoas possam ter o conhecimento do que é uma religiao. Durante todo o ano letivo aprendemos que devemos sempre respeitar o proximo para sermos respeitados tambem.
ResponderExcluirKAREN BERCHON
TURMA:301