Sua revista escolar de filosofia.

segunda-feira, 24 de março de 2025

De olho no Enem! Q28

Salve, gente! 

Na imagem você vê Anaxímenes De Olho no Enem!
Na imagem você que Anaxímenes
está de olho no Enem! 
O Projeto Pedagógico 'De Olho no Enem!' vai te ajudar na construção das aprendizagens necessárias para enfrentar as questões de concurso, principalmente o Enem e os vestibulares. 

Desenvolvido em sala de aula com os 3º anos do EM, ele conta com o suporte digital aqui do blog. 

Neste início de ano letivo, as turmas estão trabalhando uma questão que exige letramento filosófico, conhecimentos da história da filosofia e competências conceituais. 

A regra é simples: enfrente a questão com seus próprios recursos. Eles vão se fortalecer com o exercício porque é assim que acontece. 

Logo, não procure a resposta só para acertar a questão. Esse não é o objetivo. 

O objetivo é saber por que a resposta é uma e não outra. Isso significa conhecer o assunto. Desse modo, mesmo que o tema volte de outra maneira, você será capaz de encara o desafio já que entende o conteúdo que está sendo cobrado. 

Ou seja, você aprendeu! 

Não é esse o desejo natural humano, como afirma Aristóteles?  

Acompanhe a questão por aqui e participe das aulas para construir as suas habilidades em filosofia. 

Vamos nessa?! 

Q28 - Enem 

Texto I

 

Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado). 


Texto II 


Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado). 


Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que 


A - eram baseadas nas ciências da natureza. 

B - refutavam as teorias de filósofos da religião. 

C - tinham origem nos mitos das civilizações antigas. 

D - postulavam um princípio originário para o mundo. 

E - defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas

____________________________________________________


Após a resolução em aula com todas as turmas, um comentário com a resposta será postado aqui.


Té +!




Nenhum comentário:

Postar um comentário