Sua revista escolar de filosofia.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Ecologia integral: fé e natureza

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - ENSINO RELIGIOSOS, 3º ANOS #7

Olá, pessoal!

Em nossos encontros estivemos percebendo que o chamado mundo cristão, que compreende sociedades que possuem valores fundamentados na religião e na filosofia formando uma cultura onde o cristianismo está presente em sua estrutura, práticas sociais encontram respaldo em diferentes documentos que juntos orientam a igreja romana no âmbito das ações.

A Doutrina Social da Igreja tem sido nosso referencial elementar. Surgida a partir da encíclica papal Rerum Novarum, de 1891, publicada por Leão XIII, o documento trata de um amplo espectro de da vida humana em sociedade e traça roteiros considerados adequados à dignidade humana e a preservação do mundo.

Nesse ponto, nossa atenção foi concentrada na sustentabilidade.

Na lição anterior, relacionamos um trecho da Doutrina Social a um tweet do Papa Francisco, que remente ao documento Laudato Si`, carta encíclica assinada em 24 de maio de 2015 e publicada em 18 de junho do mesmo ano, direcionada à defesa da natureza e da vida.

Quando ela completou 5 anos a data marcou o período de um ano de reflexões sobre as atitudes dos cristãos, do cidadãos aos governos, relacionadas à ecologia integral ou a sustentabilidade ambiental, social e existencial. Ela é uma extensão daquilo que é dito na Rerum Novarum e a na Doutrina Social da Igreja.

Vamos à atividade.

Nela você vai demonstrar

habilidades críticas e comparativas nas 
competências de argumentação e 
de responsabilidade e cidadania.

Também vai conhecer um pouco mais sobre:

- a importância da Laudato Si´;
- a história recente entre sustentabilidade e cristianismo;
- elementos de teologia ambiental

Acesse a postagem do site Vatican News (abaixo), reflita.

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO

Agora, volte ao ambiente virtual a responda ao fórum proposto para o artigo lido. 

Editado em 09/09/2021




18 comentários:

  1. Nome:Maria Alexsandra
    Turma:305
    Eu acho que não se tem crítica ou elogio a este artigo,sou da opinião que cada um vai pensa de uma forma de como eu posso ter uma crítica mas não um elogio,porque fala de religiões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria.

      A atividade pede que seja feita UMA crítica e UM elogio e se aponte as razões da crítica e do elogio. Ou seja, é para dizer aquilo que VOCÊ acha que está certo e aquilo que VOCÊ acha incorreto do posicionamento da igreja a respeito do tema. Sem isso, a resposta é inválida. Justamente porque apesar de ser um assunto científico, envolve ética e crença religiosa, ele não é unânime e pode ser sim debatido com o devido respeito. Vamos de novo? Espero teu comentário! ;)

      Excluir
  2. NOME: Vinicius Santana
    TURMA: 301

    ELOGIO: "Papa evidencia que a nossa terra, maltratada e saqueada, requer uma “conversão ecológica”, uma “mudança de rumo”, para que o homem possa assumir a responsabilidade de “cuidar da casa comum”. Um compromisso que também inclui a erradicação da miséria, atenção aos pobres e o acesso igual para todos, aos recursos do Planeta."
    ( Com isso teremos um planeta melhor para todos, e mais sustentável)

    CRITICA: "Parece prevalecer uma “cultura do descarte”, do usa e joga fora que leva à exploração de crianças, ao abandono dos idosos, à redução dos outros à escravidão e à prática do comércio de diamantes ensanguentados. É a mesma lógica de muitas máfias, escreve Francisco, a lógica do descarte dos nascituros que não correspondem aos projetos dos pais."
    ( Isso infelizmente ainda acontece muito em todas partes do planeta, coisas que ainda machuca muitas pessoas.)

    Eu continuaria com o plano da "conversao ecologica"; e faria algo para mudar a " cultura do descarte".

    ResponderExcluir
  3. Nome: Érica Elen Fontoura de Souza. turma:304
    Minha crítica é no momento em que o papa diz que a preocupação com o ambiente é um imperativo moral para os crentes, não algo opcional ou secundário. Este é o coração da mensagem da encíclica para os católicos:

    “(…) a crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior. Entretanto temos de reconhecer também que alguns cristãos, até comprometidos e piedosos, com o pretexto do realismo pragmático frequentemente se burlam das preocupações pelo meio ambiente. (…) Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa.
    Não acho certo envolver o mundo "lá fora" como uma responsabilidade sobre a religião e principalmente sobre as pessoas que seguem a religião terem que se sujeitar a pressão de que se consome demais é pecado.
    Elogio: no mesmo ponto em que eu critiquei as idéias do papa, vou elogiar também. O meu elogio é sobre a preocupação com os cuidados da terra que ele têm. Ele escreve cada detalhe em que vê problemas e como interfere o mundo e como ele mesmo diz, o homem deve cuidar do que lhe foi dado. assim, percebe-se o cuidado que ele tem e quer que tenham com a terra.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Luísa Moreira
    Turma: 301

    Elogio: Papa evidencia que a nossa terra, maltratada e saqueada, requer uma “conversão ecológica”, uma “mudança de rumo”, para que o homem possa assumir a responsabilidade de “cuidar da casa comum”. Um compromisso que também inclui a erradicação da miséria, atenção aos pobres e o acesso igual para todos, aos recursos do Planeta.

    Boa ação, TODOS temos que nos conscientizar e nos ajudar, para que o planeta possa ser melhor para nos vivermos.

    Crítica: é necessária uma “revolução cultural corajosa” que mantenha em primeiro plano o valor e a proteção de toda vida humana, porque a defesa da natureza “é incompatível com a justificativa do aborto” e “o abuso de qualquer criatura é contrário à dignidade humana”.

    Sinceramente, não acho que o aborto seja algo prejudicial para o planeta. É uma escolha da mulher de querer ou não querer. Existem pessoas que fazem escolhas muito “piores” na vida e isso sim prejudica o mundo, mas eles não são taxados assassinos ou algo ruim.

    Mudaria a "revolução cultural corajosa", porque não estamos falando de uma pessoa com sentimentos, que já conhece a vida. Não mudaria a "conversão ecológica, mas iria rever bem alguns assuntos.

    ResponderExcluir
  5. nome: ursula raquel bueno
    turma:304
    Bom, a minha crítica é quando o papa fala sobre a fé dirigida a todos as pessoas, sendo ela crente ou não, propondo um diálogo entre ciência e religião. Dar a entender que ele quer misturar a ciência e a religião, mas sendo que ele sempre julgou isso. Então, se Deus é o criador, o porque querer culpar a ciência pelo os pecados da humanidade. Então, sendo assim não é necessário envolver religião no mundo da ciência, porque na religião Deus explica tudo, porém na ciência não, sendo assim Não é certo mistura a ciência e a religião, e também não é certo culpar a ciência de nada. Já o meu elógio é com a preocupação que ele tem com os cuidados da terra, escrevendo cada detalhe que ela tem problema e como interfere o mundo, sendo que o ser humano deve cuidar e amar aquilo que foi dado.

    ResponderExcluir
  6. Nome:Mariana Domingues
    Turma:305

    ELOGIO:"Portanto, a Encíclica faz um diagnóstico detalhado dos males do Planeta: poluição; mudanças climáticas; desaparecimento da biodiversidade; dívida ecológica entre o norte e o sul do mundo, ligada a desequilíbrios comerciais; antropocentrismo; predomínio da tecnocracia e das finanças, que leva a salvar os bancos em detrimento da população; propriedade privada não subordinada ao destino universal dos bens."
    Considero essa parte um fato que foi uma boa citação na encíclica,pois ele aponta algo que é o que vem acontecendo no mundo,os males do planeta que nós mesmos seres humanos habitantes da terra estamos destruindo nossa casa,mas sem nos criticar diretamente.Essa parte eu manteria.

    CRÍTICA:"Parece prevalecer uma “cultura do descarte”, do usa e joga fora ​​que leva à exploração de crianças, ao abandono dos idosos, à redução dos outros à escravidão e à prática do comércio de diamantes ensanguentados. É a mesma lógica de muitas máfias, escreve Francisco, a lógica do descarte dos nascituros que não correspondem aos projetos dos pais.
    Acho que o papa foi um pouco equivocado ao fazer certas comparações,como "máfia" quanto aos seres humanos no geral,podendo melhorar seu argumento nessa parte,pois mesmo estando no meio de muito casos hoje em dia de exploração,escravidão,a sociedade ainda sim evoluiu e não é a mesma de à décadas e séculos atrás.Essa parte eu corrigiria com outras palavras e relacionaria mais ainda na nossa realidade que vivemos,a qual muitas pessoas não consomem muito o conteúdo religioso ao qual o papa descreve.

    ResponderExcluir
  7. Nome: João Vitor Paim Martins turma 303

    ELOGIO :e que o papa retrata no texto uma noção como nos ser humano comportamos com nós mesmo e no texto ele retrata que nós só se PREUCUPAMOS com nós mesmo sem da a importância se a gente vai magoar alguém ou machucar umas das coisas mais valiosas na nossa na nossa existência como a natureza que devemos preserva SEMPRE ele retrata uma coisa que e muito importantes que nós devemos ajudar o nossos amigos e parentes e sempre ajudar o próximo ele retrata uma indiferença entre nós e a natureza que não preservamos direitamente

    CRÍTICA: ele crítica o modo que nós se comportamos como a diferença entre nós diferença e como nos preservamos a quilo que foi dado para nós cuidar e manter quando o Papa fala uma revolução cultura que mantenha
    primeiro plano o valor e a proteção de toda vida humana, porque a defesa da natureza “é incompatível com a justificativa do aborto” e “o abuso de qualquer criatura é contrário à dignidade humana isso quer dizer que nós mesmo estamos tomando decisões erradas na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Camyla Linkewez Corrêa
    Turma: 305

    ▪︎Crítica: Se houvesse mais união entre as religiões e a ciência, iría-mos caminhar para o avanço...Houve uma época que o Papa criticou muito a união de ambas, mas hoje com tudo que tem acontecido ele pode perceber que essa é o grande avanço da humidade.

    ▪︎Elogio: Acho sensato misturar a ciência com a religião...Pois esta mais que comprovado que a fé ajuda muito na cura. A verdadeira fé desafiará os cientistas a trabalharem pelo bem de todas as pessoas e toda a criação. A verdadeira ciência guiará nossa fé para uma compreensão mais profunda do Criador e das maneiras pelas quais podemos servir uns aos outros.
    Ciência e religião são complementares, duas faces da mesma moeda. A ciência procura entender como a criação funciona. A religião tenta fornecer uma experiência de como o Criador trabalha.

    ResponderExcluir
  9. Elogio... que o papa retrata no texto uma noção como nos ser humano comportamos com nós mesmo e no texto ele retrata que nós só se importamos com nós mesmo sem da a importância se a gente vai magoar alguém ou machucar umas das coisas mais valiosas na nossa existência como a natureza que devemos preserva-la.

    Critica....Se houvesse mais união entre as religiões e a ciência, iría-mos caminhar para o avanço.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Ygor ��
    Turma: 305 ✔

    ⪼⪧ ✅Elogio: A criação do ''Ano Especial'' é positivo, demonstrar cuidado e incentivar as pessoas a ter costume de cuidar e manter uma manutenção regular do nosso planeta é sempre bem vinda.
    As pessoas que moram nas cidades grandes não tem tanta ligação com a natureza, precisamos mostrar que é legal cuidar do ambiente para que elas se sintam inspiradas a também seguir esse caminho♻.

    ⪼⪧ ❌Critica: Existem várias campanhas para reciclagem e cuidado com o meio ambiente, porém, todas são focadas em pessoas comuns, falta ainda uma campanha, um protesto para o nosso governo.
    ''Segundo dados do Instituto Trata Brasil (2015), Apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento. Isso quer dizer que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano ou quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia.����''
    ''Segundo estudo do Climate Accountability Institute (2019): A Petrobras foi listada entre as vinte empresas produtoras de petróleo, gás natural e carvão que mais contribuem para a poluição global.�� ''

    Fonte:
    https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-05/ano-especial-laudato-si-enciclica-papa-francisco-ecologia.html
    -
    https://veja.abril.com.br/brasil/petrobras-esta-na-lista-das-vinte-empresas-mais-poluidoras-do-mundo/

    ResponderExcluir
  11. Nome: Manuela Duarte
    Turma: 302

    Elogio: Em um trecho do texto é falado sobre a ecologia integral e também sobre a preocupação com a natureza que traz consigo uma responsabilidade para o homem. É dito que tal ideia deve andar junto com o compromisso com a sociedade, tal como acabar com a desigualdade, o que é entendido nesta parte do trecho: "[...] erradicação da miséria, atenção aos pobres e o acesso igual para todos."
    Achei estas ideias muito importantes pois se tratam de problemas que ocorrem atualmente e acredito que seja válido seguir tais afirmações para que possamos ter este planeta saudável e bom para todos.


    Crítica: Minha crítica vai para o seguinte trecho: "[...] porque a defesa da natureza “é incompatível com a justificativa do aborto” e “o abuso de qualquer criatura é contrário à dignidade humana”.
    Achei tal afirmação incoerente pois justificar e defender a ideia de aborto é prezar pela saúde humana e na minha opinião não vai contra a dignidade, pois um feto não é uma vida, um feto não é um ser desenvolvido, não sente dores e não tem sentimentos, logo, tal ação não seria de nenhum abuso e não seria prejudicial ao planeta. Inclusive, optar por abortar é muito mais ético e saudável para o mundo do que ter uma criança e expor a mesma à riscos, ou como na maioria dos casos, ao abandono. Sendo assim, isso estaria contradizendo a ideia a qual elogiei anteriormente, que fala sobre o acesso igual a todos e a erradicação da miséria.

    ResponderExcluir
  12. Nome: Alexia Monte Lemes
    Turma: 302
    • Elogio: "Papa evidencia que a nossa terra, maltratada e saqueada, requer uma “conversão ecológica”, uma “mudança de rumo”, para que o homem possa assumir a responsabilidade de cuidar da casa comum." Esse trecho me chamou a atenção de forma positiva pois acredito que sua visão está certa e que sim precisamos ter mais cuidado e responsabilidade. O momento em que estamos vivendo está nos ensinando muito sobre cuidado tanto para com nós mesmos quanto aos outros, e como temos que aprender a ser mais higiênicos.

    • Crítica: Na minha opinião o Papa não deveria opinar sobre política e muito menos ter o poder de dizer o que é certo ou errado no mundo pois há diversas religiões, crenças e culturas, cada um tem que viver sua vida como acredita que deve e escolher como quer viver portanto que esteja tudo dentro das leis.
    A igreja dizer que "o ser humano usa e descarta" como se a própria não tenha feito isso durante anos sendo a única opinião que importasse, e ainda tem muito peso sob as leis e a ética.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Ketley Ilha Juliani
    Turma: 303

    Elogio: É citado na encíclica a preocupação com a natureza, equidade com os pobres e o compromisso com a sociedade, enfatizando que nossa terra precisa de uma mudança de rumo para obter melhorias.


    Crítica: “é incompatível com a justificativa do aborto” e “o abuso de qualquer criatura é contrário à dignidade humana.” Existem múltiplas opniões a serem debatidas quando o assunto é abordo, entretanto, a mulher que é violentada sexualmente e consequentemente engravida, deve ter o direito de abortar, sem êxito.

    ResponderExcluir
  14. Nome: Daniela Bueno
    Turma: 302

    Elogio: Papa evidencia que a nossa terra é bastante maltratada, da pra ver a preocupação e cuidados dele com a terra, ele sabe cada problema e sabe como interfere no mundo. Eu acho que cada um tem que cuidar do nosso planeta, nós mesmo fazemos mal para ele, se todos se preocuparem e cuidarem, teremos um planeta melhor.
    Critica: Crítica: é necessária uma “revolução cultural corajosa” que mantenha em primeiro plano o valor e a proteção de toda vida humana, porque a defesa da natureza “é incompatível com a justificativa do aborto” e “o abuso de qualquer criatura é contrário à dignidade humana”.
    Na minha opinião aborto não é e nunca vai ser algo que prejudique o planeta, é sobre o bem estar da mulher, um direito somente dela escolher se quer ou não. Há muitos outros fatores que fazem mal e ninguém fala.

    Eu continuaria com o plano da "conversão ecológica"; e faria algo para mudar a " revolução cultural corajosa”

    ResponderExcluir
  15. Nome: Alan Rodrigues Dias turma: 304

    Elogio:eu gosto da ideia de cuidar do ambiente já que muitas pessoas não se importam em cuidar , seria bom as pessoas tomarem um jeito e começar a salvar o planeta nós precisamos como foi dito no artigo uma "revolução cultural corajosa".

    Crítica: Esse artigo fala muito sobre religião e tem muitas pessoas que não ligam muito pra isso por não acreditarem mas mesmo não sendo religioso eles ficariam interessados em ajudar isso ao meu ver seria bom pois estariam salvando o planeta.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado a todos pela participação!

    Quando uma autoridade como o Papa se pronuncia oficialmente, não é apenas a emissão de uma opinião. Portanto, não reflete o senso comum, apensar de falar a ele também. A manifestação de um Pontífice expõe o parecer institucional fundamentado em séculos acumulados de conhecimentos filosóficos, teológicos e científicos que dão respaldo às afirmações feitas.

    Portanto, ao discordar ou concordar com um intelectual, busquem antes entrar no mundo dele, conhecer mais e melhor as razões dele estar dizendo algo. Desse modo o debate se eleva acima das opiniões rebatidas e se torna uma proveitosa e construtiva argumentação.

    Espero que tenham gostado de refletir sobre o tema.

    ResponderExcluir
  17. Pedro Henrique Batista Brandão
    305
    o Papa evidencia que a nossa terra, maltratada e saqueada, requer uma “conversão ecológica”, uma “mudança de rumo”, para que o homem possa assumir a responsabilidade de “cuidar da casa comum”. Um compromisso que também inclui a erradicação da miséria, atenção aos pobres e o acesso igual para todos, aos recursos do Planeta.
    Elogio:a sociedade está gritando por essa mudança o pensamento foi muito bem pensando e tem a ideia central muito bem elaborada .

    Crítica: não beijo Aldo de minha discordância para ter uma crítica

    ResponderExcluir