Retrocedendo um pouco para perceber fatores anteriores, vamos perceber a modernidade chegando com uma nova forma de compreender a natureza, o homem e a sociedade quando o paradigma medieval fundamentado em certezas teológicas colocava Deus no centro da vida e das decisões humanas. O desgaste dessa mentalidade levou a cultura europeia a resgatar a figura humana como núcleo da vida e do conhecimento. O Humanismo é reposicionado como centro da cultura e as artes como expressão do gênio criativo humano e as ciências como método de produção de conhecimento vão se consolidando.
Duas classes da ordem social capitalista: patrão e trabalhadores em fábrica europeia do séc. XIX |
A ciência é o meio para realizar esse trabalho.
Portanto, as Ciências Sociais vão surgir e entre elas, a Sociologia, com papel fundamental a compreender cientificamente como a sociedade deve ser para se desenvolver. Diferentes teorias vão nascer da perspectiva sociológica de descrição do mundo social.
Para entender melhor e revisar o que assuntos que abordamos, o texto abaixo descreve como a Sociologia esteve desde seu início fundamentada na compreensão científica do fenômeno social.
Nessa atividade de leitura você vai desenvolver:
- habilidades de análise textual científica
- competências de Conhecimento, Argumentação
Vai conhecer mais:
- a história das Ciências Sociais
- fundamentos da Sociologia Clássica
Ok
ResponderExcluir