Sua revista escolar de filosofia.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Uma paideia, por favor!

 CURSO NORMAL - ENSINO MÉDIO 

Salve, pessoal! 

Como futuro educador, cada um de vocês começa desde já a se preparar para uma profissão séria e necessária. 

Grego antigo usando 
um chromebook (fake news)
Afinal, ser professor é atuar na base formadora dos seres humanos para o desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e profissionais. 

A lei que normatiza a educação formal no Brasil, a LDB 9394/96, define a educação escolar como atividade que "deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social." (Art. 1º)

Se fôssemos agora analisar todo o conjunto da lei, perceberíamos que ela direciona a ação da escola para uma proposta construtora de sujeitos sociais que são e serão os brasileiros. 

Quem passa pela escola no Brasil, sai dela com um conjunto de saberes próprios projetados para formar o cidadão do país. 

Mas, educação é muito mais do que escola, certo?!

A educação enquanto conceito abrange uma vasta complexidade de valores e conhecimentos que estão no cotidiano da sociedade e por ela se reproduz. 

Para começar nossa jornada nesse caminho de descobertas mais profundas sobre o que é a educação, quais seus propósitos, quais seus meios de realização, seus resultados e suas características, vamos nos posicionar em um ponto básico que é trazer para nossas tarefas o compromisso de manter-se ajustados às normas para o ensino híbrido em Filosofia da Educação e para iniciar, vamos compreender a relação entre as origens da filosofia e o processo educacional na história do ocidente.   

Vamos nessa?! 

Então, me tragam uma paideia, por favor! 

Como assim, não sabem o que é paideia? 

Tô brincando... 

Paideia é um conceito relacionado ao modelo educacional da antiga Grécia. A paideia pode ser compreendida inicialmente e simplificadamente como a tentativa grega de fundamentar a educação em um sentido claro do que é o conhecimento e do que é a ação apropriada ao homem civilizado

Dessa forma, a paideia permanece ainda hoje como um objetivo teórico e prático a ser alcançado pela educação humana. 

Mas, chega de falar! 

Vamos assistir a um vídeo que explica um pouco de como era a educação entre os gregos na antiguidade e que relação há entre a paideia grega e a nossa forma de educar no século XXI. 

(Clique aqui para ver o vídeo.)

Depois de ver o vídeo com atenção, você volta aqui para o blog para responde a questão do fórum que aborda o assunto. 

Questão: 

*A partir de sua experiência como estudante, você considera que a escola hoje tem uma paideia clara, quer dizer, a escola está conseguindo transmitir tudo o que ela deveria oferecer para que você tenha uma aprendizagem adequada aos seus objetivos pessoais? 

Responda aqui mesmo no blog, na área dos comentários. Se a sua resposta não aparecer, não se preocupe. Quando for aprovado, seu comentário ficará visível para você acompanhar. 

Não esqueça de colocar seu nome, turma e escola para receber sua avaliação de participação na atividade. 

Fechado?! 

Um bom retorno à escola e um bom trabalho! 

#FiqueEmCasa

quarta-feira, 10 de março de 2021

Cale-se!

Olá, formandos! 

Ops! 

Silêncio! 

Cale-se! 

Você só fala quando eu mandar. 

Ruim isso, né?! 

Já pensou em viver numa sociedade em que você não pudesse dizer o que pensa, não pudesse expressar a própria opinião, o seu particular ponto de vista... 

Às vezes nós somos confrontados por alguma ordem arbitrária, quer dizer, por alguém que exerce o seu próprio arbítrio e não deixa a gente exercer o nosso, nos tirando a chance da escolha daquilo que queremos. 

São momentos em que nos defrontamos com uma força autoritária

Aqui entre nós isso não vai acontecer! 

Por que há entre eu e vocês um acordo ético pelo respeito e uma obediência à lei que permite a qualquer um de nós expressar seus pensamentos desde que não cometa um crime ao fazer isso, como por exemplo, ameaçar a integridade de alguém. 

Aqui, somos todos iguais, apesar de diferentes. 

Essa aparente contradição significa que todos temos o direito à individualidade, porém, com equivalente respeito e oportunidade de existir e prosperar. 

Então, o que tenho a dizer a vocês é que nossos estudos vão seguir com conteúdos de aula sendo complementados aqui pelo blog e em outros espaços de ensino para ampliar a compreensão da disciplina de filosofia a partir do objetivo inicial relacionado à cidadania

E cidadania é um conceito aplicado à democracia, onde cada pessoa é um cidadão com direitos e deveres. 

Entre esses direitos e deveres estão a  isonomia, a isegoria e a isocracia

O quê?! 

Sor, tá falando grego?! 

Sim, é grego. 

Parabéns! 

Esses são conceitos elementares quando tratamos de uma sociedade livre e democrática, sendo que democracia é um sistema e governo radicado na Grécia Clássica, na pólis de Atenas, quer dizer, na cidade de Atenas entre os séculos VI a.C .e V a.C. 


A experiência política dos gregos, algo que você já deve ter estudado em História, serviu de modelo para sociedades democráticas, principalmente no ocidente, incluindo as democracias contemporâneas.

Certo! 

O que vamos fazer agora é compreender um pouco melhor os conceitos de isonomia, isegoria e isocracia. Integrados, eles manifestam suas funcionalidades no sistema democrático (governo do povo) e quando operam de forma orgânica dão vitalidade e equilíbrio às democracias.  

Acesse aqui nesse link um texto sobre o tema e leia para compreender mais sobre esses conceitos fundamentais.  

Atualizado em 24/03/22


Por que as coisas existem?

SEGUNDOS ANOS - METAFÍSICA 

Salve, pessoal! 

Uma música de uma banda canadense chamada Rush tem versos assim: 

"Por que estamos aqui?

Porque estamos aqui. 

Rolam os dados." 

A canção questiona a pretensão humana de encontrar respostas para a existência de tudo, para a realidade e pretende, também ela, propor que a realidade é o que ela é, sem necessidade de uma causa única. Tudo é resultado de combinações que não possuem necessariamente uma lógica para acontecer.

São questionamentos a respeito do destino, da sorte e do sentido da vida humana em meio aos fatos.  

Bom, mas por que estamos aqui?

Sacou a pergunta? 

Estamos aqui porque estamos aqui, simplesmente, ou há um propósito?

No fundo, as respostas para essa questão são muitas e todas elas competem por fazerem sentido para nós. Em aula nós falamos sobre cosmovisões que encontramos presentes nos saberes religiosos, filosóficos e científicos, cada um com suas linguagens, conceitos e representações. Essas cosmovisões são formas de compreender o todo à nossa volta, a totalidade das coisas que existem, do universo que também chamamos cosmos. O cosmos é de fato a própria ordem em que tudo está nesse momento. E onde tem ordem, tem lei, as leis da natureza. Sem elas, o cosmos permaneceria como está ou tudo se tornaria um caos? 

Quem fez essas leis? 

Quem botou ordem no universo? 

Quem originou tudo? 

A teoria científica contemporânea sobre o início do universo é a da expansão a partir de uma explosão popularmente chamada Big Bang. Georges  Lemaître é o físico de origem belga que fundamentou essa hipótese de uma explosão atômica a partir de uma única partícula, o que gerou a ideia de um "ovo cósmico" que já continha a matéria e a energia do universo concentrados em seu interior. 

Mas, que o que teria "botado" esse "ovo"?!

Alguém? Nada? Com algum propósito? Com nenhum? 

O cosmos é resultado de forças aleatórias ou tem algum poder que os olhos não enxergam e que por trás da aparência da realidade esse poder é a essência, a lógica que mantém tudo no lugar no universo?

Para começo de conversa, estamos aqui iniciando o percurso de filosofia que nos aponta a Metafísica como passo inicial para investigar mais a fundo essas questões sobre a origem da realidade, suas causas, seus princípios e a finalidade de tudo. 

Então, estamos aqui para compreender melhor o que seja essa tal Metafísica e como ela ainda hoje nos provoca com questionamentos a respeito da realidade das coisas e da nossa própria vida. 

Afinal, por que as coisas existem?

Por que a gente existe?

"Why does it happen?

Because it happens." 

E agora, o que você tem a fazer é o seguinte: 

Acesse a música Roll the Bones, da banda Rush. 

Abra o link  para ouvir a canção e companhar com a letra. (clique aqui para obter a música e a letra)

Se não entender em Inglês, leia aqui a tradução

Ao estudar essa letra, reflita como ela aborda a questão da existência, da permanência de todas as coisas inclusive dos acontecimentos da nossa própria vida.  

Em nossos estudos, vamos ligar a ciência de hoje à procura racional dos primeiros filósofos e ver como esses dois mundos, essas duas cosmovisões dialogam.

Editado em 22/03/22

terça-feira, 9 de março de 2021

Às origens, por favor.

PRIMEIROS ANOS - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 

Olá, filósofos por natureza! 

Esse é nosso primeiro contato com a filosofia no Ensino Médio. 

Por isso, antes de mais nada, vamos organizar nossa arrancada para direcionar bem a corrida até a chegada, lá no fim do ano letivo. 

"A gente nem começou e já tá prevendo o fim, Sor?!"

Calma aí, é uma questão de esclarecimento, de sinalização da via. 

Nosso atividade é orientada segundo alguns regramentos. Para os estudos de filosofia, nós temos um documento regulador das etapas que devemos superar na aprendizagem dessa disciplina, que a gente chama de componente curricular. 

Autor: Rafaello Sanzio (1510). Filósofos Platão e Aristóteles ao centro.
Escola de Atenas. Autor: Rafael Sanzio (1510).
Filósofos Platão de Aristóteles ao centro.

Então, o componente curricular Filosofia vai seguir o percurso sinalizado para ele e você vai ficar sabendo disso para poder também se preparar. 

A etapa inicial para nós está relacionada à introdução à filosofia e ao estudo de suas origens históricas. 

Nesse momento nós vamos abordar temas que vão identificar a raízes culturais do pensamento filosófico e ligar isso tudo com a diversidade cultural, a ciência e a tecnologia fazendo assim a transversalidade da aprendizagem. 

Quer dizer, o que você aprender em filosofia, vai poder conectar com outras formas de conhecimento do seu mundo. 

Preparado?

Para começar, vamos nos perguntar: o que é filosofia?

Para muitos, essa é uma palavra até conhecida. Mas, o significado dela, você sabe qual é?

E por que estudar filosofia?

Sem saber o que ela é, fica difícil saber para que ela serve, não é mesmo? 

Por isso eu convido você a assistir a um vídeo que vou deixar no link logo abaixo para que você comece a entender um pouco melhor o que é a filosofia. 

(Clique aqui para assistir ao vídeo) 

Depois de assistir ao vídeo, volte para o ambiente Google Sala de Aula e responda a questão que está no formulário de atividades.   

Beleza?! 

Espero que você goste e que se admire, que fique espantado com a filosofia e com o que ela pode despertar na sua vida! 

Ao trabalho e até mais!  

_____________________________________________________________________

(ALUNOS DO IEE BARÃO DE TRAMANDAÍ.)

Escreva um comentário aqui mesmo na postagem, logo abaixo dela no espaço "comentários" dizendo o que mais chamou sua atenção nesse vídeo. 

Não esqueça de escrever seu nome, sua turma e sua escola. 

Vamos lá, que o ano é breve!

 Salve, amigos do Filosofósforos! 


Aqui na sua revista escolar eletrônica de filosofia você vai encontrar o apoio didático para desenvolver sua aprendizagem ao longo desse ano. 

E ele passa voando!Para começar, deixo uma apresentação pessoal dirigida aos alunos que estão chegando para essa jornada sensacional que vamos fazer juntos pela filosofia e em outros caminhos a ela relacionados. 

Aquele abraço e fiquem seguros!!