Sua revista escolar de filosofia.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Como iniciar a pesquisa: pré-projeto

Essa é para o pessoal do Seminário Integrado que ainda está com dificuldade em elaborar o pré-projeto da pesquisa.

Vamos lá?

Então, atenção turmas 204, 205 e 304!

Atire a primeira pedra somente quem nunca tiver dito esta frase:

"Professor, eu sei o que eu quero fazer, mas não sei bem como começar!"


Não é pecado nenhum não saber exatamente como engrenar na pesquisa científica.


Por isto é importante, antes de mais nada, escolher um tema.


Ele deve ser agradável para o pesquisador para ele não se desinteressar ao longo do trabalho.

Depois, tem que ter também relevância científica. Tem que contribuir para fazer o conhecimento avançar na área escolhida.

Tendo o tema, o passo seguinte é dar um limite para ele e então se perguntar:

- qual minha dúvida sobre isto? 
- o que eu quero exatamente saber sobre este assunto? 

Com isto se formula a pergunta problema, uma questão que o pesquisador vai responder com seu trabalho.

Repetir estas informações é reforçar a orientação neste ponto de elaboração do projeto.

Serve para que a gente consiga superar a fase da frase lá do começo do post!

Quem chega até a pergunta-problema, começa a estabelecer seus objetivos e parte para a ação.

Por exemplo, se eu quero pesquisar o efeito da radiação de telefonia celular na saúde humana, eu vou me perguntar: a radiodifusão da telefonia móvel pode provocar danos à saúde humana? 

Então, objetivos:

Geral: Compreender os efeitos da radiação de telefonia sobre o organismo humano.
Específicos: Entender qual o grau de exposição à radiação de telefonia celular pode ser considerado de risco; avaliar o nível de exposição humana à radiação de celular na minha cidade; apontar prováveis consequências da exposição à radiação de telefonia para a saúde humana.

Combinado?

Pense no que você quer e tente seguir o roteiro.
No post abaixo estão mais detalhes sobre o assunto.

Explore o blog e vá em frente!


imagens: bubblegumers, tenhoumaduvida

Nenhum comentário:

Postar um comentário