Sua revista escolar de filosofia.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Velhice: abandono e cuidado

Chama-se a população idosa de pessoas na "melhor idade".

São diversas políticas públicas no Brasil para essa faixa da sociedade e há inclusive um conjunto de leis específicas para ela, o Estatuto do Idoso, que assegura direitos para pessoas com idade acima de 60 anos.

Assegurar a dignidade do idoso é dever
da sociedade e do estado

Mesmo assim, os idosos sofrem abandono em todo o mundo.

No Brasil, são 26 milhões de pessoas com idade avançada em situação de abandono, segundo o IBGE.

Pertencente ao grupo de risco para a Covid-19, idosos vêm sendo vítimas da doença em todo o planeta e aqui no país eles são também uma preocupação em relação à pandemia. 

A vacinação prioritária desse grupo demonstra uma iniciativa legal e ética em favor da vulnerabilidade dos indivíduos mais idosos ao mesmo tempo em que é uma estratégia para amenizar o volume de atendimentos agravados no sistema de saúde.  

Para atuar em favor dos idosos, a Igreja Católica mantém ações como a Pastoral do Pessoa Idosa.

O trabalho pastoral vai ao encontro do que diz a Doutrina Social da Igreja, documento que orienta o trabalho social das instituições católicas e que instrui também outras religiões e ações sociais leigas.

Veja:

c) Doutrina social, evangelização e promoção humana

A doutrina social é parte integrante do ministério de evangelização da Igreja. Daquilo que diz respeito à comunidade dos homens — situações e problemas referentes à justiça, à libertação, ao desenvolvimento, às relações entre os povos, à paz — nada é alheio à evangelização e esta não seria completa se não levasse em conta o recíproco apelo que se continuamente se fazem o Evangelho e a vida concreta, pessoal e social do homem[85]. Entre evangelização e promoção humana há laços profundos: «laços de ordem antropológica, dado que o homem que há de ser evangelizado não é um ser abstrato, mas é sim um ser condicionado pelo conjunto de problemas sociais e econômicos; laços de ordem teológica, porque não se pode nunca dissociar o plano da criação do plano da Redenção, um e outro a abrangerem as situações bem concretas da injustiça que deve ser combatida e da justiça a ser restaurada; laços daquela ordem eminentemente evangélica, qual é a ordem da caridade: como se poderia proclamar o mandamento novo sem promover na justiça e na paz o verdadeiro e autêntico progresso do homem?»[86]. Cap. II

Vamos à atividade?

Nela você vai refletir sobre: 

- a doutrina social da Igreja;
- a realidade do abandono na velhice;
- o trabalho prático com idosos pela pastoral da pessoa idosa. 
- A JORNALISMO E O MARKETING SOCIAL EM AÇÃO PELA PROMOÇÃO DA PESSOA IDOSA 


Após ter lido, vá até o Ambiente Sala de Aula e responda à pergunta no fórum.  

Todas as atividades contam pontos para a avaliação trimestral. 

Cuide dos idosos perto de você.
Por eles e por todos, #FiqueemCasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário