Sua revista escolar de filosofia.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Ordem Social

Como estudamos, a Sociologia surge em um contexto histórico de severas mudanças sociais na Europa, a partir das transformações provocadas pela Revolução Francesa e depois, a Revolução Industrial. Significa localizar o período entre os séculos XVIII e XIX.

Retrocedendo um pouco para perceber fatores anteriores, vamos perceber a modernidade chegando com uma nova forma de compreender a natureza, o homem e a sociedade quando o paradigma medieval fundamentado em certezas teológicas colocava Deus no centro da vida e das decisões humanas. O desgaste dessa mentalidade levou a cultura europeia a resgatar a figura humana como núcleo da vida e do conhecimento. O Humanismo é reposicionado como centro da cultura e as artes como expressão do gênio criativo humano e as ciências como método de produção de conhecimento vão se consolidando.

Duas classes da ordem social capitalista:
patrão e trabalhadores em fábrica europeia do séc. XIX
Temos, portanto, já no Século XIX, uma sociedade europeia centrada em cidades fabris, com indústrias acumulando trabalhadores livres - liberdade aqui como diferente da servidão feudal e não escravos - empregados, porém, em condições de vida precárias. Nesse cenário as tensões aumentam devido às necessidades dos trabalhadores e as expectativas dos proprietários burgueses e é preciso pensar que sociedade é essa que está surgindo, quais seus mecanismos, seus problemas e suas soluções.

A ciência é o meio para realizar esse trabalho.

Portanto, as Ciências Sociais vão surgir e entre elas, a Sociologia, com papel fundamental a compreender cientificamente como a sociedade deve ser para se desenvolver. Diferentes teorias vão nascer da perspectiva sociológica de descrição do mundo social.

Para entender melhor e revisar o que assuntos que abordamos, o texto abaixo descreve como a Sociologia esteve desde seu início fundamentada na compreensão científica do fenômeno social.

Nessa atividade de leitura você vai desenvolver:

- habilidades de análise textual científica 
- competências de Conhecimento, Argumentação

Vai conhecer mais:

- a história das Ciências Sociais
- fundamentos da Sociologia Clássica
- revisar tópicos trabalhados em aula

Leia o texto abaixo: 


Veja que a ordem social está relacionada ao conjunto funcional da sociedade e a regularidade de processos que, se interrompida, pode levar àquilo que Durkheim chama anomia, como já estudamos. 




Filosofar é elaborar conceitos

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - FILOSOFIA 1º ANOS, #7

Já vimos que a filosofia surgiu da necessidade humana de explicar racionalmente o universo e, assim, o homem.

O ser humano é o grande fenômeno natural.

O único entre todos os seres do cosmos que se sabe até agora, capaz de refletir sobre a própria existência sendo capaz de escolher com relativa liberdade o sentido da própria vida.

"O homem consiste na abertura do possível; sua existência é procura e encontro." BUZZI, Arcângelo. p. 62 

Quer dizer que o ser humano não está determinado a ser o que a natureza fez dele. O homem, o ser humano vai além porque possui a consciência e a inteligência criadora que o leva a procurar pelo novo e encontrar o novo como uma nova forma de ser.

A história registra as mudanças do homem no tempo.
Homem e pensamento se desenvolvem no tempo.

A origem da filosofia está ligada a essa aventura de descobrir o novo como a verdade sobre o mundo que o cerca e o mundo que ele carrega em seu interior.

Essa jornada que começou há milênios na Grécia e nos trouxe até aqui e não se detém, possui relação com aquilo que a própria filosofia é e que seu nome carrega: amor pelo saber. Entender o que isso significa vai nos levar a compreender que o próprio termo "filosofia" traz consigo o conceito de filosofia e que ele está ligado ao desejo de conhecer sempre mais.

Para compreender melhor porque o ser humano um dia começou a filosofar, vamos procurar saber mais sobre essa força chamada amor e o que ela tem a ver com a relação entre ignorância e conhecimento.

Lembre-se: filosofia é uma atividade teórica produtora de conceitos e nós vamos agora nos aprofundar mais no conceito, que elabora um tipo específico de verdade ao atribuir significados precisos àquilo que se conhece.

Abaixo está um pequeno texto introdutório sobre o que seria a atividade elementar da filosofia.

Deixo questões para serem refletidas:

1 - Por que o texto diz que a atividade racional é capaz de trazer felicidade? O que é viver conforme a própria natureza? O ser humano tem uma única natureza? Qual seria ela?

Nessa atividade você vai desenvolver:

- habilidades de interpretação textual e domínios linguísticos;
- competências de Repertório Cultural, Pensamento Científico, Crítico e Criativo e Autoconhecimento e autocuidado. 

Envie sua resposta para humanasisabel@gmail.com até 03/07/2020. 

Bom trabalho!

Lulu Santos, filósofo?

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - FILOSOFIA 2º ANOS #7 

Na sequência dos nossos estudos sobre filosofia naturalista, vamos recordar alguns pontos:

- os filósofos naturalistas observaram a natureza para extrair dos fatos a base real de suas teorias;
- procuraram estabelecer a origem da realidade universal, o cosmos com base na observação e na razão, abandoando a cosmogonia presente nas mitologias preservadas pela tradição; 
- estabeleceram propostas para a arché (origem) e para a physis (natureza, essência) de todas as coisas (totalidade da realidade) delimitando da onde elas surgiram e porque são como são. 

O último filósofo que estudamos foi Parmênides, considerado o "pai da metafísica" porque foi o primeiro a propor que a verdade sobre o Ser (as coisas que existem) é a essência imaterial e racional.

Quer dizer, a aparência das coisas não é sua essência, pois a aparência permite um conhecimento incompleto sobre as coisas. A aparência é o conhecimento adquirido pelos sentidos e os sentidos são incapazes de conhecer a intimidade essencial das coisas.

Para Parmênides, a essência é absoluta, imutável, eterna e por isso não pode existir por um tempo para depois deixar de existir. Aquilo que é, é. Por exemplo, uma fruta... uma banana. Por um tempo ela é verde, depois madura e em seguida apodrece. Para Parmênides, a aparência da banana, captada pelos sentidos físicos como a visão e o olfato, mostra que ela muda, mas é só a aparência.

A verdade sobre a banana é que ela é sempre banana, ou seja, banana é banana (x=x, onde o "x" é a variável substituída pelo termo, pela palavra 'banana", logo, banana=banana) independente de como esteja. Isso que dizer que a banana, mais do que uma coisa, uma fruta do mundo concreto, é uma abstração, um ente abstrato dado pela inteligência lógica, pelo raciocínio e pela capacidade de compreender que há na banana real características abstraídas dela, captadas pela mente e que fazem desse tipo de fruta sempre algo igual em essência, que não muda jamais. Aquilo que o pensamento lógico, o intelecto ou razão conhece do que é uma banana é que é a verdade sobre a banana. 

Pensar e ser é a mesma coisa.

A banana pode apodrecer que a ideia, a forma imaterial da banana será sempre a mesma e será indestrutível porque não pertence ao mundo físico, mas ao mundo metafísico (meta=além) + físico, quer dizer, ao mundo além do físico, ao mundo abstrato ou intelectivo, inteligível.

Agora que recuperamos o que nos interessa de Parmênides e do seu imobilismo ontológico (doutrina da imobilidade do Ser) que você já leu também no blog, vamos começar a enfrentar a principal oposição a essa filosofia.

Para isso, vamos chamar ao palco Lulu Santos!!

"Nada do que foi será
De novo do jeito 
Que já foi um dia"

Parabéns, Lulu, tu é o cara!! 

The voice of philosophy! 

Essa canção popular que está na boca do Brasil há décadas, nos faz pensar em algo muito filosófico. 

A de que a realidade diante dos olhos jamais fica do jeito que está. 

Consulte no link a música Como um Onda no Mar e confira o que estamos falando.

CLIQUE AQUI PARA LER A LETRA E OUVIR

A aí, prestou atenção na mensagem?! 

Beleza, agora volte ao ambiente virtual da sua sala de aula e responda o formulário. 

Nessa atividade você vai desenvolver:

- habilidades analíticas textuais em diferentes estilos narrativos
- competências de Repertório Cultural, Pensamento Científico Crítico e Criativo e Conhecimento.

Editado em 09/09/2021

Dominar a vontade

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - FILOSOFIA, 3º ANOS #7

Vamos à correção da questão do Enem que menciona a filosofia de Epicuro.

"A quem não basta pouco, nada basta." EPICURO. Os pensadores. São Paulo:

Epicuro
Abril Cultural, 1985.

Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a
seguinte virtude:

A) Esperança, tida como confiança no porvir.
B) Justiça, interpretada como retidão de caráter.
C) Temperança, marcada pelo domínio da vontade.
D) Coragem, definida com fortitude na dificuldade.
E) Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.

A filosofia de Epicuro é marcada pela busca pela felicidade. Nesse caminho, aponta atitudes que levariam ao prazer como oposto às dores da vida e consequentemente à alegria e à paz de consciência. Um dos conceitos mais comuns na filosofia epicurista é a prudência como equilíbrio nos julgamentos e, portanto, nas atitudes.

Porém, a questão refere-se à uma MODERAÇÃO dos apetites apontada na citação: "A quem basta pouco, nada basta." Isso sugere que a ação pressupõe uma disposição para o controle dos desejos, da ambição, da vontade para evitar a perturbação e os excessos autodestrutivos. Nesse sentido a resposta que melhor atende à solicitação é a que fala em temperança, que significa justamente moderação e sobriedade da vontade.

A certa é a letra C.

O link abaixo traz mais informações sobre a ética epicurista.

CLIQUE AQUI PARA LER

Confira e acrescente a sua preparação.

Não é preciso enviar respostas.

No próximo encontro, seguiremos.

Ecologia integral: fé e natureza

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - ENSINO RELIGIOSOS, 3º ANOS #7

Olá, pessoal!

Em nossos encontros estivemos percebendo que o chamado mundo cristão, que compreende sociedades que possuem valores fundamentados na religião e na filosofia formando uma cultura onde o cristianismo está presente em sua estrutura, práticas sociais encontram respaldo em diferentes documentos que juntos orientam a igreja romana no âmbito das ações.

A Doutrina Social da Igreja tem sido nosso referencial elementar. Surgida a partir da encíclica papal Rerum Novarum, de 1891, publicada por Leão XIII, o documento trata de um amplo espectro de da vida humana em sociedade e traça roteiros considerados adequados à dignidade humana e a preservação do mundo.

Nesse ponto, nossa atenção foi concentrada na sustentabilidade.

Na lição anterior, relacionamos um trecho da Doutrina Social a um tweet do Papa Francisco, que remente ao documento Laudato Si`, carta encíclica assinada em 24 de maio de 2015 e publicada em 18 de junho do mesmo ano, direcionada à defesa da natureza e da vida.

Quando ela completou 5 anos a data marcou o período de um ano de reflexões sobre as atitudes dos cristãos, do cidadãos aos governos, relacionadas à ecologia integral ou a sustentabilidade ambiental, social e existencial. Ela é uma extensão daquilo que é dito na Rerum Novarum e a na Doutrina Social da Igreja.

Vamos à atividade.

Nela você vai demonstrar

habilidades críticas e comparativas nas 
competências de argumentação e 
de responsabilidade e cidadania.

Também vai conhecer um pouco mais sobre:

- a importância da Laudato Si´;
- a história recente entre sustentabilidade e cristianismo;
- elementos de teologia ambiental

Acesse a postagem do site Vatican News (abaixo), reflita.

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO

Agora, volte ao ambiente virtual a responda ao fórum proposto para o artigo lido. 

Editado em 09/09/2021




terça-feira, 16 de junho de 2020

Estamos num filme...

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - ATIVIDADE COMUM (SÉRIE ANNE FRANK E O ISOLAMENTO SOCIAL) #7 

Olá, pessoal!!

Estamos em processo de migração de plataforma e em breve nossas aulas devem ser no ambiente de sala de aula do Google.

Nessa travessia, nossa perseverança está sendo testada.

Estamos em casa, distantes da rotina que conhecíamos como normal, afastados de amigos, de parentes, de trabalhos, da escola.

Esse confinamento que parece não ter fim é hoje a medida mais efetiva para evitar que o inimigo viral, o novo coronavírus, nos "capture". Esse é o parecer dos cientistas em consenso em todo o mundo.

Países que levaram a sério o isolamento, hoje já estão em situação melhor do que o Brasil.

Bom, esse é o cenário que enfrentamos, todos, sem distinção.

Parece que estamos num filme...

Ou não?!

Sobre essa realidade, já refletimos usando trechos do Diário de Anne Frank.

Livro que muitos já leram, mas outros, não.

A nossa tarefa agora é "enxergar" aquilo que Anne escreveu sobre sua vida de adolescente nos anos 1940 em meio a Segunda Guerra Mundial. É se colocar como espectador da história em dois níveis: quem olha o passado histórico e quem vive hoje um presente histórico.

Estou convidando você a assistir ao filme O Diário de Anne Frank. 

Gostaria que você desse uma parada de pouco mais de uma hora para entrar no relato dos perseguidos pela guerra, você, que hoje é um "perseguido" por um vírus que pode estar por perto e do qual é preciso se esconder.

Veja o filme e faça comparações:

- A vida daquelas famílias era diferente das de hoje em quais aspectos? 
- No que se assemelham? 
- No que você se identifica com a história?
- Os valores, a educação, as relações pessoais... como eram, como são hoje? 
- O que aconteceu com eles, foi justo? 
- É justo que está acontecendo agora com a pandemia?
- Alguém tem culpa?
- Poderia ser diferente? Como? 
- Que tipo de sabedoria é necessária para passar por algo assim?

- O que o relato de Anne Frank pode nos ensinar, a nós, estudantes de Ciências Humanas e Filosofia?

São vários pontos a serem observados e você é livre para comentar o que achar fundamental. 

Escreva sua análise nos comentários da postagem.

Coloque seu nome e sua turma.

Quem leu o livro, vai visualizar a história.
Quem não leu, vai conhecer o que aconteceu.

Pipoca na mão? 

Bom filme!!

#FiqueEmCasa     ↓↓↓↓

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O DIÁRIO DE ANNE FRANK 


↑↑↑↑

Envio do comentário até o fim da próxima semana. 

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Educação é humanização

AULA DIGITAL PROGRAMADA - I.E.E. BARÃO DE TRAMANDAÍ - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - TURMAS 20CN E 30CN #1 (6ª semana)

Olá, estudantes!

Esse é nosso primeiro encontro. 

E como eu gostaria que fosse em sala de aula... Seria um momento de total alegria poder vê-los, ouvi-los e assim começar a conhecer cada um, o que pensam, o que projetam para si mesmos como profissionais e como pessoas. 

Seria a ocasião para você, aluno, também começar a conhecer a mim, saber o que penso, o que acredito, o que posso oferecer para ajudá-lo nas suas conquistas. 

Esse dia chegará e será ótimo, tenho certeza!

Por enquanto, a natureza nos impõe distância física, jamais distância afetiva. 

Então. aqui pelo blog, nós vamos vencer as limitações do espaço criando uma nova relação de tempo para os nossos estudos. 

Pierre Lévy, filósofo contemporâneo que se dedica a analisar a comunicação digital, na sua obra 'O que é o Virtual?',  considera que "uma tecnologia intelectual, quase sempre, exterioriza, objetiviza, virtualiza uma função cognitiva, uma atividade mental." 

Ferramentas digitais são produtos da evolução científica e tecnológica e nos colocam frente à possibilidades múltiplas de expressar, de exteriorizar nossa inteligência e nosso conhecimento criando conexões que permitem compartilhar experiências que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades. 

A educação, como função cognitiva, é uma prática e uma teoria simultâneas voltadas à humanização

Portanto, educar é uma tarefa primordial como variados atores e circunstâncias, como você tantas vezes já deve ter ouvido falar. A escola é a principal esfera educativa formal e institucionalizada, cada vez menos limitada ao seu próprio espaço físico - nós mesmos estamos virtualizados, isto é, potencializados no meio digital agora - e, devido aos avanços sociais, necessitada de atualização na sua "arte" de humanizar e assim libertar.


Bom, já falei bastante e trouxe algumas pistas do que vamos começar a pensar juntos nessa jornada em Filosofia da Educação. 


Então, chega de descanso! 



Acorda ae e vamos nessa!! 





ATIVIDADE 

Nela você vai refletir mais sobre alguns temas elementares e assim mostrar um breve diagnóstico de seus conhecimentos: 

- a filosofia como ponto de partida da pedagogia;
- o ser humano como sujeito de sabedoria;
- o direito à humanização. 

Leia o texto atentamente. 

1. FILOSOFIA

LUCKESI, Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. p. 25

Procure extrair o máximo das frases dos dois filósofos abaixo: 

Platão (428 - 347 a.C.), um dos mais influentes filósofos gregos clássicos, define a filosofia como 

"o uso do saber em proveito do homem" 

Na França atual, André Comte-Sponville, diz que a filosofia significa 

"pensar a própria vida e viver o próprio pensamento"  

Agora, analise a imagem: 

Autor: Amâncio


















ATENÇÃO ANTES DE RESPONDER:

*O SEGUNDO ANO PODE APONTAR NA RESPOSTA O QUE APRENDEU ANTES DO RECESSO EM FENÔMENOS FILOSÓFICOS E REFLEXÕES PARA A CIDADANIA.

*O TERCEIRO ANO, DA MESMA FORMA, EXPONHA TAMBÉM NA RESPOSTA O QUE LEMBRA DOS ESTUDOS DE PROCESSOS SOCIAIS, CULTURA SIMBÓLICA  E REFLEXÕES SOBRE A EXISTÊNCIA.

Agora, responda: 

1 - Que relação você faz entre as definições de filosofia de Platão e de André Comte-Sponville, o texto de Luckesi e a educação?

2 - Você acha que existe um momento em que o processo educativo está completo? Justifique sua resposta.

3 - Como você interpreta a charge ligando o significado dela ao pensamento de Luckesi, às frases de Platão e André Comte-Sponville e à ação de educar? 

Envie sua resposta ATÉ O DIA 20 DE JUNHO com nome completo e turma para o e-mail

profilocharles@gmail.com 

A partir das suas respostas, vamos aprofundar o que for necessário nas questões levantadas pela lição.


Espero que você tenha gostado, afinal, educação com consciência é nosso foco! 

Pense nisso e #FiqueEmCasa!

Aos poucos vamos ir retomando os conteúdos já estudados pelas turmas.

Até a próxima! 




Imagens: Fecomércio, Visual Generation Inc.

Essa tal filosofia

Olá, pessoal!

Sabe o que é ágora, né?!

Se você esqueceu ou ainda não ouviu falar, vamos pensar que a ágora era um tipo de assembleia onde os cidadãos gregos antigos se reuniam para debater assuntos que importavam à vida social e também pessoal de cada um.

Nossa ágora, hoje, é também digital!

Isso porque a relação tempo-espaço mudou e segue se transformando. Podemos até dizer que a única coisa que não muda é que tudo muda, como filosofava Heráclito, um filósofo danado de bom, lá do período pré-socrático, ou seja, lá do início da filosofia, na Idade Antiga. 

Se tudo muda, mudou nossa forma de estarmos juntos e vamos conectados aqui, estudando, para que o futuro nos traga novas transformações e grandes descobertas com a filosofia!!

Preparado?!

Vamos lá!!!

PRIMEIRO LUGAR

Para começar, vamos nos perguntar: o que é mesmo essa tal filosofia? 

Uma palavra tão pequena, mas com um significado difícil... Um importante filósofo disse uma vez que se ele tiver que fazer filosofia, tudo bem. Mas se tiver que explicar o que a filosofia significa, então ele teria dificuldade.

Dá uma olhada:



"O que representa a filosofia? É uma das raras possibilidades de existência criadora." Martin Heidegger (1889-1976)




"Seja a filosofia o que for, está presente em nosso mundo e a ele necessariamente se refere." Karl Jaspers (1883 -1969)

Entendeu?!

Posso pedir uma avaliação exigindo o significado FILOSÓFICO das citações acima?

Não é o que você entendeu ou acha, é o que os filósofos quiseram realmente dizer...

SEGUNDO LUGAR

Há um consenso na filosofia: a de que só é possível aprender filosofia... FILOSOFANDO!

Ou seja, ninguém sabe realmente filosofia sem PRATICAR a filosofia.

Então, parece que temos um caminho.

Em vez de aprendermos a filosofia dos outros filósofos, VAMOS USAR A FILOSOFIA DELES PARA FAZER A NOSSA FILOSOFIA!!

Que tal, vamos aprender a filosofar?!

Porque a filosofia só faz sentido se for vivida para fazer a vida melhor! 

TERCEIRO LUGAR

Você já deve ter sido apresentado ao significado etimológico do termo "Filosofia": é uma palavra de origem grega de formação composta. Ela é a ligação de "filo" + "sofia", que juntas querem dizer AMOR PELA SABEDORIA.

Vamos, então, a uma reflexão?

Nela você vai pensar sobre:

- o significado da filosofia;
- sua utilidade

RESPONDA PARA VOCÊ MESMO E SE QUISER, COLOQUE SEU PENSAMENTO NA ÁREA DOS COMENTÁRIOS. LEMBRE SEMPRE QUE TODA PARTICIPAÇÃO AJUDA NA NOTA ESCOLAR. 


- Se alguém te pedisse para explicar o que é a filosofia, o que você responderia?









Editado em 12/03/2022




Fazer a vida melhor

AULA DIGITAL PROGRAMADA - I.E.E. BARÃO DE TRAMANDAÍ - FILOSOFIA EJA - TURMAS 71 E 72  #1 (6ª semana)

Olá, pessoal!

Essa aula é especial para meu amigo Paulo Jorge Neto!

A gente ainda não se conhece, mas se queremos saber mais sobre FILOSOFIA, então já somos amigos!

Porque a filosofia é um laço de amizade entre todos aqueles que querem aprender mais sobre a vida e o que há de bom nela.

E uma das coisas boas da vida é a amizade.

A filosofia, Paulo Jorge, é um ENCONTRO entre nós e a SABEDORIA.

Como é um encontro com algo bom, só pode ser um bom encontro, você não acha?

Portanto, para começar a entender o que é a filosofia, guarde isso: ELA É A AMIZADE PELA SABEDORIA.

E quem tem amizade, não abandona, certo?

Assim, se você for amigo da sabedoria, ela, que é um "ótima pessoa", jamais vai te abandonar!

Ela sempre vai estar contigo quando você precisar de boa companhia e bons conselhos.

Eu sei... você quer saber:

"Mas onde eu vou entrar essa senhora, essa tal Sabedoria?!"

Ora, Paulo!

Você vai encontrar com ela onde ela sempre esteve,

DENTRO DE VOCÊ!! 

Basta se questionar sobre a verdade das coisas, pra que elas servem, como colocar em prática aquilo que você confia que é bom e ela, a Sabedoria, vai conversar com você em seus pensamentos até achar uma boa solução!

E quando tudo estiver bem porque você fez o melhor que podia, você vai estar em paz com você mesmo, quer dizer, você vai estar alegre.

E se você conseguir estar alegre em grande parte do tempo, talvez você possa dizer que é uma pessoa feliz.

Então, o maior presente que a filosofia pode te dar é te ajudar a ser uma pessoa que encontrou o seu próprio jeito de viver a felicidade!

Que grande amiga é a Sabedoria, Paulo Jorge!!! 

Para você conhecer um pouco mais sobre como ser amigo da Sabedoria, vou deixar um vídeo bem legal para você assistir.

Depois, tem umas perguntas para você responder para mim.

Eu quero saber se você gostou dessa tal Sabedoria...

Bom vídeo e bom trabalho, meu amigo Paulo Jorge!!

ATIVIDADE


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE FILOSOFIA

Agora que você viu a lição, responda:

1 - O que você achou do vídeo?  

2 - O que você acha que é a filosofia após ter visto o vídeo?


ENVIE SUA RESPOSTA PARA O E-MAIL

charles-ddalberto@educar.rs.gov.br

Ou entregue para o professora Jaqueline, do SAEE do IEEBT.


Espero que você tenha gostado!

Até a próxima e, podendo, #FiqueEmCasa!! 

Liberdade e fake news

AULA DIGITAL PROGRAMADA - I.E.E. BARÃO DE TRAMANDAÍ - FILOSOFIA EJA - TURMAS 81 E 82  #1 (6ª semana)

Olá, pessoal! 

Nosso primeiro encontro... 

Gostaria de estar junto a vocês nessa hora em que temos dúvidas sobre o futuro. 

A situação política e sanitária do mundo nos fazem pensar sobre o significado da vida e o nos questionar sobre o que realmente interessa para sermos felizes. 

Questionamentos como esses, que dizem respeito ao sentido de todas as coisas, são dúvidas de natureza filosófica. 

Por exemplo, você pode ter o melhor aparelho celular
Mas, o manual ensina a usar o aparelho para fazer o bem? 

Dificilmente. 

E se estiver algo assim lá, essa será uma recomendação ÉTICA, e não técnica. 

A ética é um dos mais fundamentais campos da Filosofia

E se formos adiante, vamos descobrir que todo o conhecimento humano encontra suas raízes na ação de filosofar. 

É isso que vamos fazer, vamos conhecer um pouco de filosofia e filosofar juntos para construir nossa própria sabedoria, porque a FILOSOFIA SÓ FAZ SENTIDO SE ELA FOR VIVIDA PARA FAZER A VIDA MELHOR. 

Vamos então à atividade?

Nela você vai refletir melhor sobre:

- o direito à liberdade;
- os limites do ser livre;
- responsabilidade pelos atos livres.

ATIVIDADE

Leia o texto abaixo. Ele foi tirado do livro Filosofando, o seu livro didático que pode ser consultado se você o tiver. A Liberdade é tratada a partir da página 186.


Agora, leia o trecho abaixo de uma notícia sobre fake news:

Se desejar, clique aqui para ler a notícia completa no site A Gazeta.


Os textos falam sobre a liberdade e a prática de espalhar notícias falsas (assunto frequente nos noticiários) cometendo crimes de expressão e opinião.

RESPONDA:

1 - As notícias falsas, também conhecidas como fake news, espalham boatos, mentiras e difamam pessoas e instituições, por isso não podem ser uma prática livre. COMENTE ESSA AFIRMAÇÃO USANDO AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS DOIS TEXTOS ACIMA, O DO LIVRO E O TRECHO DA NOTÍCIA.


ENVIE SUA RESPOSTA COM NOME COMPLETO E TURMA ATÉ O DIA 20 DE JUNHO PARA O E-MAIL

profilocharles@gmail.com 


Espero que tenham gostado!

Mais pra frente a gente retoma alguns ponto que vocês possam ter aprendido antes do recesso e também algumas experiências pessoais que vida tenha ensinado a vocês e que sirvam às nossas reflexões.

Até a próxima e, podendo, #FiqueEmCasa!!



Opinião e mídia

AULA DIGITAL PROGRAMADA - I.E.E. BARÃO DE TRAMANDAÍ - FILOSOFIA EJA - TURMAS 91 E 92   #1 (6ª semana)

Olá, pessoal! 

Nosso primeiro encontro... 

Gostaria de estar junto a vocês nessa hora em que temos dúvidas sobre o futuro. 

A situação política e sanitária do mundo nos fazem pensar sobre o significado da vida e o nos questionar sobre o que realmente interessa para sermos felizes. 

Questionamentos como esses, que dizem respeito ao sentido de todas as coisas, são dúvidas de natureza filosófica. 

Por exemplo, você pode ter o melhor aparelho celular
Mas, o manual ensina a usar o aparelho para fazer o bem? 

Dificilmente. 

E se estiver algo assim lá, essa será uma recomendação ÉTICA, e não técnica. 

A ética é um dos mais fundamentais campos da Filosofia

E se formos adiante, vamos descobrir que todo o conhecimento humano encontra suas raízes na ação de filosofar. 

É isso que vamos fazer, vamos conhecer um pouco de filosofia e filosofar juntos para construir nossa própria sabedoria, porque a FILOSOFIA SÓ FAZ SENTIDO SE ELA FOR VIVIDA PARA FAZER A VIDA MELHOR. 

Vamos então à atividade?

Nela você vai refletir melhor sobre:

- opinião e mídia;
- indústria cultural.
- posição crítica.

ATIVIDADE

A cultura de massa é um conceito desenvolvido por filósofos modernos e tem relação com com o que se chama de indústria cultural, ou seja, a produção de entretenimento e informação em larga escala com ritmo e técnicas semelhantes a "fábricas" de conteúdo de mídia.

Esse é um fenômeno ligado às tecnologias modernas como o registro sonoro gravado, o rádio, a televisão, o cinema, a fotografia e mais recentemente, a internet.

Os críticos da indústria cultural e da cultura de massa apontam para uma padronização dos produtos desse tipo de cultura e de uma espécie de experiência controlada das sensações e da opinião do público consumidor da cultura de massa.

"A indústria cultural finalmente absolutiza a imitação." Theodor Adorno

Leia o texto abaixo, de Sílvio Gallo.



Agora reflita e responda:

1 - Você acredita que os canais abertos de TV (aqueles que são de graça) poderiam ter mais programas educativos e culturais? Por quê?

2 - Você já sentiu que foi manipulado por algum programa de televisão ou alguma propaganda? Explique como foi.

3 - Como você interpreta a frase "a indústria cultural designa a produção da cultura segundo os interesses do capitalismo"?


ENVIE SUA RESPOSTA COM NOME COMPLETO E TURMA ATÉ O DIA 20 DE JUNHO PARA O E-MAIL

profilocharles@gmail.com 


Espero que tenham gostado!

Mais pra frente a gente retoma alguns ponto que vocês possam ter aprendido antes do recesso e também algumas experiências pessoais que vida tenha ensinado a vocês e que sirvam às nossas reflexões.

Até a próxima e, podendo, #FiqueEmCasa!!

terça-feira, 2 de junho de 2020

O tempo não para

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - FILOSOFIA E SOCIOLOGIA (SOCIOLOGIA PARA AS TURMAS 104, 105 E 106) - PRIMEIROS ANOS #6

Olá, turmas!!

Esperamos que todos estejam bem e dispostos para essa retomada das atividades.



Porque, como diz o Cazuza, o tempo não para! 





Nesse momento nós vamos revisar alguns pontos daquilo que aprendemos em filosofia e sociologia e assim firmar nossa base para ir em frente.

Vamos à atividade.

Nela você vai revisar:

- o que é a filosofia;
- a importância de filosofar; 
- conhecimento e opinião; 
- pensar criticamente;
- o problema da desigualdade social (sociologia).
- ciência e senso comum (sociologia). 

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

1 - Quais os fatores que favoreceram o surgimento da filosofia na Grécia antiga? 
2 - O que significa afirmar que a filosofia nasce do espanto? 
3 - Por que a filosofia é diferente da mitologia? 
4 - A filosofia é uma atividade produtora de conceitos. Explique o que isso quer dizer.  
5 - Qual o significado da palavra "filosofia" e como você interpreta isso? 

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (turmas 104, 105 e 106):

1 - Por que existe a desigualdade social? 
2 - A desigualdade social é natural? Explique. 
3 - Qual o problema social que o conceito de assimetria expõe? 
4 - Por que o senso comum é importante para sociologia? 

Procure apoio nas postagens anteriores. Tudo o que você precisa para responder já foi postado ou exposto em sala de aula. 

ENVIE SUAS RESPOSTAS PARA O E-MAIL

humanasisabel@gmail.com 

#FiqueEmCasa

Recordar é aprender

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - SEGUNDOS ANOS - FILOSOFIA #6

Olá, pessoal!

Nessa retomada, vamos dar uma revisada naquilo que estudamos até agora.

Vamos à atividade.

Nela você vai revisar:

- tópicos da filosofia naturalista;
- elementos da lógica; 


ATIVIDADE DE FILOSOFIA:

1 - Explique para que serve o estudo da lógica. 
2 - Qual a relação da disciplina de lógica com a filosofia de Parmênides? 
3 - Por que Parmênides é considerado o "pai" da metafísica? 
4 - O que significam "arché" e "physis"? 
5 - Por que os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos, são também conhecidos como naturalistas ou cosmologistas? 

Para responder, acesse as postagens anteriores, veja os vídeos, leia o livro didático. 

Tudo o que você precisa já foi postado anteriormente ou foi explicado em aula e está no caderno. 

ENVIE SUAS RESPOSTAS PARA O -EMAIL

humanasisabel@gmail.com 

#FiqueEmCasa

Ecologia e espiritualidade

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - ENSINO RELIGIOSO - TERCEIROS ANOS - #6 

Em nossos estudos sobre a Doutrina Social da Igreja, estamos percebendo a cultura cristã localizada na postura ética ao orientar a ação pessoal segundo valores voltados à vida e à dignidade humana.

Um dos compromisso institucionais do cristianismo romano está no cuidado com o meio ambiente.

Vamos à atividade.

Nela você vai refletir mais sobre:

- espiritualidade e sustentabilidade;
- ética e teologia antropológica cristã.

Veja o texto, ele faz parte da Doutrina Social da Igreja, cap.X: "Salvaguardar o ambiente"  

Porque o homem, «criado à imagem de Deus, recebeu a missão de submeter a terra e
todas as coisas que nela existem, de governar o mundo na justiça e na santidade, e de,
reconhecendo a Deus como Criador de todas as coisas, orientar para Ele o seu ser, bem
como o universo inteiro, de tal maneira que, sujeitas todas as coisas ao homem, o nome
de Deus seja glorificado em toda a terra», o Concílio ensina que a «a atividade humana,
individual e coletiva, ou aquele esforço gigantesco, com que os homens se atarefam ao
longo dos séculos para melhorar as condições de vida, considerado em si mesmo,
corresponde à vontade de Deus»[949].

Agora, analise o tweet do Papa Francisco:


Agora, vamos à reflexão.

Explique de que maneira os dois textos se complementam, o que eles recomendam como conduta frente ao meio ambiente e quais as justificativas para pedir ao homem que preserve a natureza. 

ENVIE SUA RESPOSTA AO E-MAIL

humanasisabel@gmail,com 

#FiqueEmCasa 

Basta pouco, basta nada

AULA DIGITAL PROGRAMADA - EEEM SANTA ISABEL - TERCEIROS ANOS - FILOSOFIA #6

Olá, pessoal!

Pandemia! Pandemia!

O que queres que eu faça
sem sejas ameaça?

Seguimos juntos, cuidando de tudo, da saúde física e emocional, vencendo o tempo nos estudos.

Nessa retomada, vamos focar em pensar a Filosofia aplicada ao Enem.

Com isso nós vamos apresentar questões que resgatem momentos estudados ao longo do Ensino Médio, comentando as questões propostas para que vocês tenham clareza naquilo que está sendo solicitado.

Vamos lá?

Analise a questão:

"A quem não basta pouco, nada basta." EPICURO. Os pensadores. São Paulo:
Epicuro
Abril Cultural, 1985.

Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a
seguinte virtude:

A) Esperança, tida como confiança no porvir.
B) Justiça, interpretada como retidão de caráter.
C) Temperança, marcada pelo domínio da vontade.
D) Coragem, definida com fortitude na dificuldade.
E) Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.


RESPONDA QUAL A ALTERNATIVA CORRETA. 

ATENÇÃO!! A RESPOSTA DEVE SER PUBLICADA NA ÁREA DOS COMENTÁRIOS DESSA POSTAGEM

COLOQUE SEU NOME, TURMA E A LETRA CORRESPONDENTE À RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA A CERTA. 

Na próxima semana nós vamos comentar a questão para saber qual a resposta correta e por quê.