Sua revista escolar de filosofia.

sábado, 26 de setembro de 2020

Autoridade do professor

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 3º ANOS

Olá, gente!

A escola com perfil redentor é aquela que prepara para a sociedade sem se envolver efetivamente com as transformações sociais, colocando-se à margem de qualquer conflito e reservando sua ação para o horizonte interno da instituição.

Isso foi o que começamos a ver na postagem anterior, estabelecendo também um contraponto por meio do conceito de alienação e de uma pedagogia crítica progressista e libertária a partir do exemplo do texto de Paulo Freire extraído do livro Pedagogia do Oprimido, onde a ideia central é de que a educação constitui-se de uma dinâmica coletiva de troca de experiências significativas onde todos possuem espaço, saberes e valores a contribuir na formação educacional uns dos outros.

A educação, nessa concepção, liberta porque é construída com liberdade e para a liberdade de pensamento, de opinião, de busca do conhecimento, de autonomia dos costumes e das práticas sociais e políticas. 

Porém, vamos lançar nossa atenção um pouco mais na direção dessa ideia da escola redentora e perceber seu caráter tradicional e conservador.

Vamos fazendo isso pensando que não há uma pedagogia ou filosofia certa ou errada. Há sim tendências que são diferentes e atendem a propósitos distintos que se inclinam mais para um tipo ou outro de sociedade.


No caso da pedagogia tradicional, como o próprio conceito informa, ela é centrada em um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos conectados às origens de um determinado modelo social e sua ação parte para a conservação desse estado de coisas.

Certos tipos sociais e suas funções são garantidas pelo modelo tradicional de ensino e aprendizagem, como por exemplo o saber acumulado do professor e sua figura como autoridade ativa na transmissão do conhecimento.

No lado oposto está o jovem aprendiz, passivo para receber o conhecimento e sem legitimidade de contestação, uma vez que ele é considerado ignorante e está sendo "formado" para uma sociedade que o espera e para a qual ele vai ser preparado pelo "especialista".

Essa tendência pedagógica levanta uma questão:

Que espaço ela deixa para a inovação?

Acesse o link abaixo e leia mais sobre a pedagogia tradicional e depois volte ao AVA Sala de Aula que há um exercício para você.

Clique aqui  → PROPOSTA PEDAGÓGICA TRADICIONAL  

Até mais!!

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